Seape-DF lança campanha de doação de livros para bibliotecas de unidades prisionais

0
15

Por: Jornalista Kelven Andrade

A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) deu início à campanha “Ler Liberta”, que pretende arrecadar livros para abastecer as bibliotecas das unidades prisionais do DF. A iniciativa, que vai até dezembro deste ano, tem como objetivo promover a educação, o acesso à cultura e a ressocialização de pessoas privadas de liberdade.

As doações podem ser feitas por visitantes, advogados e pela população em geral, durante os dias de visita ou no momento do cadastro. Também é possível doar em postos do programa Na Hora que contam com serviços da administração penitenciária — localizados em Ceilândia, Riacho Fundo, Rodoviária do Plano Piloto, Sobradinho e Taguatinga —, todos com estrutura adequada para receber o material.

Os livros doados passarão por uma triagem de segurança e devem estar em bom estado de conservação, sem anotações ou rasuras. O acervo será utilizado a partir do primeiro semestre de 2026 em projetos de leitura que permitem aos detentos obter remição de pena — benefício legal que reduz o tempo de reclusão mediante a leitura de obras autorizadas pela Justiça.

Amparada pela Portaria nº 80/2023 da Vara de Execuções Penais do DF, a remição por leitura permite que, a cada livro lido e analisado, o detento possa reduzir até quatro dias de pena, desde que a obra esteja incluída na lista oficial disponibilizada pela Seape-DF.

Para o diretor de Políticas Penitenciárias da Seape-DF, George Yves, a campanha vai além do gesto solidário: “É uma ponte entre a sociedade e os custodiados. Cada livro doado representa uma oportunidade de recomeço, de aprendizado e de dignidade para quem busca trilhar um novo caminho”, afirmou.

A ação reforça o papel transformador da leitura e aposta na educação como ferramenta fundamental para a reintegração social de internos do sistema penitenciário do DF.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here