
Por Denise Oliveira.
A Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal (SEFJ-DF) recebeu oficialmente a resposta do 14° Batalhão da Polícia Militar (14º BPM) às demandas apresentadas por estudantes de Planaltina durante a estreia do projeto Fala Galera, realizado em março deste ano. A ação reuniu cerca de 300 alunos do Centro de Ensino Médio 01 e do Centro de Ensino Médio Pompílio, que apontaram sugestões nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura e segurança.
Entre as principais reivindicações da juventude estava o reforço no policiamento nas proximidades das escolas, com aumento da presença de viaturas e efetivo da PM. Em resposta, o capitão Luciano Barbosa, do Quadro de Oficiais Policiais Militares, destacou que toda a frota do batalhão está atualmente empenhada nas mais diversas modalidades de policiamento, como o trânsito, comunitário, ordinário e tático.
“Não há viaturas ociosas ou sem utilização no quartel. Todo o efetivo disponível está nas ruas, atendendo às demandas da população”, afirmou o capitão em documento enviado à SEFJ-DF.
Além disso, a Polícia Militar reforçou que já desenvolve ações específicas voltadas para os pontos de maior circulação, como escolas, paradas de ônibus e a Rodoviária de Planaltina, por meio da Operação Paradas Seguras. Segundo o capitão, cerca de seis policiais militares atuam diariamente na cobertura de todas as paradas de ônibus da região, além de reforço contínuo na rodoviária.
“Graças a esse policiamento, diversas prisões de autores de roubos e furtos a transeuntes foram realizadas. E há ainda o trabalho preventivo, cujo impacto é real, embora difícil de ser mensurado numericamente”, completou.
Para o secretário da Família e Juventude do DF, Rodrigo Delmasso, a resposta da PM é reflexo direto da efetividade do Fala Galera, que visa justamente aproximar a juventude dos órgãos governamentais.

“Promover a voz da juventude é fundamental para entender os desafios que enfrentam no dia a dia e para que eles saibam a qual órgão recorrer quando necessário. Essa proximidade com o Governo é essencial para que políticas públicas sejam pensadas com base nas reais necessidades da população”, destacou Delmasso.
Sobre o Fala Galera
O projeto Fala Galera é uma iniciativa da SEFJ-DF em parceria com a Secretaria de Educação, e tem como objetivo ouvir as demandas dos jovens diretamente nas escolas de ensino médio do DF. A proposta é que o projeto percorra todas as regiões administrativas, reunindo sugestões que serão encaminhadas às secretarias competentes do Governo do Distrito Federal (GDF).
Ao final de cada edição, os estudantes também recebem a cartilha do Estatuto da Juventude do DF, que informa sobre os direitos e deveres dos jovens e incentiva o protagonismo juvenil na construção de uma sociedade mais justa e participativa.