Repar bate recordes de produção de gasolina e asfalto em 2024


A Refinaria Presidente Getúlio Vargas – Repar, em Araucária (PR), bateu recordes históricos de produção de gasolina e asfalto em 2024. A produção de asfalto, no ano passado, bateu o recorde anterior de 2010, atingindo 481 mil toneladas. O volume total de gasolina produzida chegou a 3,5 bilhões de litros, superando o recorde anterior de 2023. A Repar também produziu, no ano passado, 76 mil m³ de diesel R5 (com 5% de conteúdo renovável), um aumento de 81,4% em relação a 2023.

Em todo o Sistema Petrobras, o volume de petróleo processado oriundo do Pré-Sal também foi histórico, chegando a 70% do total processado pela companhia, superando o dado registrado em 2023, quando a média anual havia atingido 66%.

Já o Fator de Utilização das Refinarias (FUT) anual atingiu 93,2%, ante 92% realizado em 2023. O cálculo do FUT leva em consideração o volume de carga de petróleo processado e a capacidade de referência das refinarias, dentro dos limites de projeto dos ativos, dos requisitos de segurança, de meio ambiente e de qualidade dos derivados produzidos.

“A confiabilidade e a disponibilidade das plantas de refino foram fundamentais para a performance alcançada. Os recordes estão alinhados à maior demanda de mercado, com a eficiência dos processos e com a indicação de uma maior utilização das refinarias pelo planejamento integrado do segmento Refino, Transporte, Comercialização, Petroquímica e Fertilizantes (RTC) da Petrobras”, explica o gerente geral da Repar, Felipe Leonardo Gomes.

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Mais investimento, menos emissões nas refinarias

O atual Plano de Negócios da Petrobras prevê, até 2029, US$ 19,6 bilhões em investimentos no segmento RTC, representando um aumento de 17% em relação ao plano anterior. A Petrobras também reduziu as emissões de gases de efeito estufa no seu parque de refino. Em 2024, a companhia registrou 36,1 KgCO2 por carga equivalente, a menor intensidade de emissões da série histórica (medição desde 2019). Assim, foi evitada a queima de 475 mil m³/dia de gás natural e a emissão de 365 mil toneladas de CO2. Trata-se do equivalente a retirar de circulação uma frota de mais de 6 mil ônibus urbanos movidos a diesel, ou mais de 60 mil carros movidos a gasolina.



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