
Por Denise
Na Cidade Estrutural, histórias de transformação ganham forma com o programa Protagonista da Casa, uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (SEJUS), que vem mudando a vida de mulheres como Débora. Mais do que ensinar técnicas de organização, o projeto tem sido uma verdadeira ponte para o empoderamento, a autonomia financeira e o fortalecimento pessoal.
“O conhecimento nunca é demais. Ninguém nunca vai me tirar a perspectiva que eu tenho com essa oportunidade”, afirma Débora, uma das participantes do curso de Personal Organizer. Para ela, a organização personalizada não é apenas uma técnica — é um estilo de vida e uma ferramenta poderosa de transformação.
Com aulas práticas e teóricas, o programa capacita mulheres a empreenderem no ramo da organização profissional, gerando renda e ampliando horizontes. “É uma prestação de serviço e um vínculo que a gente cria, fortalecedor para ambos os lados: para quem trabalha fora e para quem cuida do lar”, destaca.
Mais do que um curso, Protagonista da Casa é uma porta aberta para que mulheres possam redescobrir seus potenciais e escrever novas histórias. O impacto vai além da renda: ele toca autoestima, autonomia e pertencimento.