Portaria publicada visa a transformação e inovação educacional tecnológica
Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF

Estudantes da rede pública podem aprimorar habilidades sociocognitivas com o auxílio da educação digital | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF.
Com o objetivo de impulsionar e modernizar a educação da rede pública de ensino do Distrito Federal, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) instituiu nesta segunda-feira (17) o Programa Horizontes Digitais, por meio da Portaria nº 264, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A norma conta com o compromisso de alinhar-se às exigências da atualidade e ressignificar o contexto educacional e as práticas pedagógicas a partir da utilização crítica, proveitosa e prazerosa dos recursos digitais disponíveis.
A estratégia do Programa está sustentada pelo tripé: ensino e aprendizagem das tecnologias digitais, formação dos profissionais da educação e condições infraestruturais para acesso às tecnologias para fins pedagógicos. Com isso, a Secretaria pretende promover a transformação, modernização e inovação educacional da rede pública.
A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, destaca a relevância de alinhar tecnologia à educação. “A educação precisa acompanhar as transformações do mundo digital para garantir que nossos estudantes estejam preparados para os desafios do presente e do futuro. Com iniciativas como o Programa Horizontes Digitais, estamos construindo uma escola mais conectada, dinâmica e inclusiva, além de ampliar o acesso ao conhecimento e personalizar o aprendizado”.
Diversas oportunidades serão facilitadas com a digitalização da educação, como: personalização do ensino, de forma que a tecnologia possibilite a adaptação dos conteúdos e o uso de diferentes estratégias de ensino para atender às necessidades individuais dos estudantes; recursos adicionais abertos, oferecendo acesso a uma ampla variedade de recursos educacionais digitais, de maneira a enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem; desenvolvimento de competências digitais, essencial para ampliar o repertório sociocognitivo dos estudantes para a cidadania ativa no mundo digital; além da aprendizagem colaborativa, entre estudantes e professores, promovendo o compartilhamento de conhecimento e construção coletiva do saber.
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Ademais, ações concretas serão estabelecidas por meio do Programa, que envolvem implementar e manter a infraestrutura de conectividade nas escolas, utilizar plataformas digitais adequadas à faixa etária escolar, tais como: aplicativos, jogos, educacionais, Moodle (LMS), Google Workspace for Education (AVA), Khan Academy, EduFirst, Canva Education (lms), entre outras.
Além de implantar o Programa da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH) em todas as instituições educacionais que ofertam o ensino médio da rede pública, adquirir e distribuir dispositivos tecnológicos para as unidades escolares, criar contas de e-mail educacional para os estudantes e profissionais da educação, criar laboratórios de criatividade e inovação para a educação básica em parceria com as bibliotecas escolares e comunitárias, entre muitas outras atividades.
A tecnologia deve ser entendida como um potencializador das aprendizagens, compreendidas como meio e não como fim pedagógico. Para isso, a Portaria também traz objetivos específicos:
↷ Implementar soluções digitais e tecnológicas para potencializar o ensino e a aprendizagem nas escolas públicas do Distrito Federal;
↷ Assegurar conectividade e infraestrutura com ferramentas tecnológicas e soluções educacionais para potencializar o ensino e a aprendizagem nas escolas públicas do DF;
↷ Promover a formação continuada dos profissionais da educação sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDCs);
↷ Promover o uso pedagógico e equitativo das tecnologias digitais na rede pública de ensino do Distrito Federal, com especial atenção às comunidades educacionais mais vulneráveis;
↷ Fomentar o uso criativo, crítico, inovador e ético das tecnologias, para o letramento digital e informacional como base para a formação cidadã na rede pública de ensino do DF;
↷ Contribuir com a redução das desigualdades educacionais e com o desenvolvimento de uma cidadania ativa, acolhedora, responsável e sustentável, por meio da inovação e do uso estratégico da tecnologia na educação.