Correio Brasiliense de 27/04/2008
GOVERNO ARRUDA
Moradores de condomínio finalmente terão escrituras, 19 anos após criação do parcelamento
O governador José Roberto Arruda assinou na manhã deste domingo (27/04) a aprovação do projeto urbanístico do condomínio Mansão Entre Lagos, o maior do Distrito Federal localizado em terras particulares. Os 10 mil moradores da área, agora, podem registrar escritura pública de suas casas em cartório. O Entre Lagos tem, ao todo, 2,4 mil lotes dos quais 2 mil estão habitados. Ao assinar o aval ao projeto urbanístico da área, Arruda parabenizou os habitantes e afirmou que os demais condomínios, ainda na fila da regularização, devem “se mirar no exemplo do Entre Lagos”. Para que a região se tornasse legal, foram necessários, além do projeto urbanístico, estudos de impacto ambiental destinados à obtenção de licenciamento junto ao Ibama. Trata-se do segundo condomínio em terrar privadas a ser regularizado no DF. O primeiro foi o Morada de Deus, em outubro do ano passado. O síndico do Mansão Entre Lagos, Adilson Barreto, comemorou a regularização. “É um dia muito especial. As famílias dormirão mais tranqüilas”, disse. O condomínio já tem energia elétrica, mas ainda não possui rede de esgoto. Os moradores terão de ratear os custos da construção. O Entre Lagos fica nas regiões administrativas de Sobradinho e do Paranoá. A maior parte das terras, no entanto – 95% – está inserida em Sobradinho.
GOVERNO IBANEIS
Correio Brasiliense de 27/04/2008
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou a licença ambiental de instalação corretiva do Condomínio Mansões Entre Lagos (Comel) em 24 de junho de 2023. A medida foi parte do processo de regularização da área, que era um pedido antigo da população local.
A regularização do condomínio visa:
- Legalizar a área
- Evitar danos ambientais
- Beneficiar os moradores
- Impulsionar o desenvolvimento da região
- Garantir segurança jurídica às famílias
- Minimizar os impactos ao meio ambiente
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) foi responsável pelo estudo de fauna, flora e cursos hídricos para assegurar que a licença fosse cedida cumprindo as condicionantes ambientais.
Uma pergunta que não quer calar:
Passados 16 anos onde o ex-governador Arruda anunciou a tal regularização, qual documentação foi inserida no tal processo de regularização do condomínio Entre Lagos entre o Governo do Arruda e o Governo do Ibaneis Rocha, onde temos etapas e serem cumpridas, e no quadro que é demonstrado pelo Ibram, é mostrado que o condomínio pulou a etapa de documentação.



Outra pergunta que não quer calar: Passados 16 anos da ultima afirmativa de que o Condomínio Entre Lagos seria regularizado e nada aconteceu, você acredita que o será????