Documento do Ministério do Planejamento apresenta indicadores e metas, permitindo monitoramento e avaliação das ações. Alinhamento estratégico é essencial para fortalecer o SUS
A Secretária Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento publicou o relatório “Prioridade Saúde – Atenção Primária e Atenção Especializada”, elaborado em parceria com a Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.
O documento apresenta uma visão abrangente e estratégica das ações referentes a esta que é uma das seis prioridades do governo federal no Plano Plurianual da União (PPA) 2024-2027 e está estruturado em três dimensões principais: Atenção Primária à Saúde, Atenção Especializada à Saúde e Educação Superior para a Saúde.
O documento reforça a integração entre o PPA e o Plano Nacional de Saúde (PNS), promovendo a sinergia entre diferentes ações e ministérios, reduzindo duplicidades e lacunas, e garantindo maior eficiência na implementação das políticas de saúde pública.
Além disso, o relatório apresenta indicadores e metas claras, permitindo o monitoramento e avaliação das ações propostas. Esse alinhamento estratégico é essencial para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e consolidar a confiança pública nas instituições por meio da transparência e do incentivo ao controle social.
Leia também
• Programa Mais Acesso a Especialistas receberá investimentos de R$ 2,4 bi em 2025
Compromisso com país mais justo e inclusivo
A publicação do relatório reforça o compromisso do governo em promover resultados efetivos para a saúde pública, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a construção de um país mais justo e inclusivo. Ele se soma aos esforços contínuos de reconstrução do planejamento nacional, orientando a alocação de recursos públicos para atender as necessidades da população de forma eficiente e equitativa.
O documento faz parte da série “Planejamento Nacional”, que tem como objetivo divulgar de forma acessível as principais iniciativas do PPA 2024-2027, e se junto aos relatórios sobre as prioridades:
• “Neoindustrialização, trabalho, emprego e renda”, publicado em junho
• “Combate à Fome e Redução das Desigualdades”, apresentado no fim de novembro.