Petrobras inicia parceria com um dos cinemas de rua mais tradicionais de São Paulo


A Petrobras agora é patrocinadora de um dos mais tradicionais cinemas de rua de São Paulo. Instalado há mais de três décadas na famosa Rua Augusta, região central da cidade, o Espaço Petrobras de Cinema, novo nome do estabelecimento, será apresentado oficialmente no dia 21 de janeiro, em cerimônia para convidados e imprensa, com a exibição de três filmes nacionais.

O local, antigo Espaço Augusta de Cinema e que já contou com o patrocínio de instituições financeiras, possui cinco salas de cinema (incluindo um anexo no lado oposto da rua), com capacidade total para 750 lugares, um café, bomboniere e livraria.

Para a presidente da companhia, Magda Chambriard, essa iniciativa da Petrobras é muito significativa para a cidade de São Paulo e para a cultura nacional. “Patrocinar e dar nome a esse importante Espaço, considerado um ícone da cultura brasileira, é uma forma de celebrar e promover o cinema em nosso país. A Petrobras tem orgulho de estar presente por todo o Brasil, apoiando a pluralidade de manifestações culturais que fazem nosso país ser tão único”, afirma.

Magda lembra que a Petrobras foi referência na indústria cinematográfica brasileira durante anos. A companhia patrocinou muitos filmes que se tornaram importantes na cinegrafia do país. Carlota Joaquina foi o primeiro longa patrocinado pela Petrobras, em 1995, e se tornou um marco na retomada do cinema nacional. “Queremos fortalecer cada vez mais o cinema brasileiro, por meio da produção e distribuição, e ainda patrocinando centros culturais e espaços para exibição de filmes”, destaca Chambriard.

14 milhões de expectadores

O cinema foi inaugurado no início da década de 90, por Adhemar Oliveira, nome conhecido da cinefilia paulista, que continua como o diretor de programação do Espaço Petrobras. Desde sua criação, o Espaço aposta na exibição de cinematografias independentes do mundo todo investindo na formação de público e da cinefilia paulistana. Ao longo de mais de 30 anos, foram contabilizados 14 milhões de espectadores, incluindo o público de pré-estreias e dos projetos Escola no Cinema e Clube do Professor. Hoje, o local é ponto de referência de cinéfilos e vitrine para o audiovisual brasileiro.

“Contar com o patrocínio da Petrobras neste momento delicado de retorno do público às salas de cinema, após dois anos de pandemia, é fundamental para darmos continuidade ao projeto de exibição e de democratização das telas, que propomos desde o início da nossa trajetória”, comemora Oliveira, que também comanda o Cine Sala, em São Paulo, Cine Belas Artes, em Belo Horizonte, e Cinema Glauber Rocha, em Salvador.

A programação do Espaço Petrobras de Cinema contará com filmes alternativos e comerciais, muito cinema nacional e internacional, festivais, pré-estreias e produções premiadas.

História

O Cine Majestic foi inaugurado na Rua Augusta em 1947. A proliferação de shopping centers a partir dos anos 1980 acabou levando a uma decadência das chamadas salas de rua. Em 1993, a sala foi assumida pelo antigo banco Nacional, em parceria com o cineclubista Adhemar Oliveira, fundador da rede Cinespaço. Ainda naquela década, o Espaço Banco Nacional de Cinema comporia um complexo de cinco salas, três no local original e outras duas em um prédio do outro lado da rua. Mas a instituição financeira quebraria dois anos depois.

No final de 1995, o Instituto Moreira Salles, ligado ao Unibanco, que absorveu o banco mineiro, incorporou também manutenção da sala. Com a fusão entre Itaú Unibanco, em 2008, a sala manteve o título, que começou a ser alterado em 2010 para Itaú Cinemas. Em maio de 2024, o banco Itaú anunciou a venda da de suas salas de cinema, dezenas em todo o país, restantes para o grupo Cinesystem, com exceção da unidade da Rua Augusta, que ficou com a Cinespaço, que celebra agora a parceria com a Petrobras.

Texto ampliado com edição de Paulo Donizetti de Souza, da Agência Gov

 



Source link

jornalismodigitaldf.com.br

Writer & Blogger

Related Posts:

  • All Post
  • ADM DO CRUZEIRO
  • Administrações
  • ALCEU PRESTES
  • Architecture
  • Business
  • CELINA LEÃO
  • Cidades
  • DALVAN
  • Decorating
  • Delmo Menezes
  • DEPUTADA JACKELINE
  • DEPUTADO DISTRITAL EDUARDO PEDROSA
  • DEPUTADO DISTRITAL HERMETO
  • DEPUTADO DISTRITAL RICARDO VALE
  • DEPUTADO PEPA
  • Deputado Roberio Negreiros
  • deputado Rodrigo Delmasso,
  • Design
  • Doutora Jane
  • ECONONIA
  • EDUARDO PEDROSA
  • EDUCAÇÃO
  • Educação
  • Entretenimento
  • ESPORTES
  • Famosos
  • Fashion
  • Featured
  • FRED LINHARES
  • Gadgets
  • Governo Federal
  • GUILHERME SIGMARINGA
  • GUSTAVO AIRES
  • Health & Fitness
  • IGES DF
  • Iolando
  • Jaqueline
  • Joana D'arc
  • JOAQUIM RORIZ NETO
  • JOAQUIN RORIZ
  • JOSÉ HUMBERTO
  • Lifestyle
  • Marcela Passamani
  • Meio Ambiente
  • Mobile Phones
  • Mundo
  • Music
  • Notícias
  • Noticias DF
  • Photography
  • Política
  • Racing
  • Rafael Prudente
  • Reviews
  • SAUDE
  • SAÚDE
  • Segurança
  • Segurança Pública
  • SEJUS
  • SLU
  • Sport
  • Technology
  • Turismo
  • Video
    •   Back
    • Interiors
    • Make it Modern
    •   Back
    • New Look
    • Street Fashion
    • Style Hunter
    • Vogue
    •   Back
    • Recipes
    • Travel

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template
Suppose warrant general natural. Delightful met sufficient projection.
Decisively everything principles if preference do impression of.
fogo cruzado painel da mídia comunica df df federal chumbo grosso samambaia on line boca do povo comunica df noticias quentes df e entorno