Por: Kelven Andrade
Na noite desta terça-feira (29/7), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em parceria com a Polícia Militar, realizou mais uma edição da Operação Sossego, desta vez em Taguatinga. A ação teve como foco principal coibir práticas que colocam em risco a segurança viária e perturbam a tranquilidade dos moradores, especialmente por meio do uso de motocicletas com escapamentos irregulares.
Durante a operação, 100 motociclistas foram abordados pelas equipes de fiscalização. Ao todo, 39 infrações foram registradas, com destaque para casos relacionados à falta de habilitação adequada: 14% dos condutores estavam com problemas como ausência de CNH, documento vencido ou suspenso.
Entre os flagrantes mais graves da noite, oito motocicletas apresentavam escapamentos irregulares, um dos principais alvos da operação por causarem barulho excessivo e perturbação sonora. Além disso, oito motociclistas estavam com a CNH vencida há mais de 30 dias, quatro não possuíam habilitação, dois conduziam com o direito de dirigir suspenso e outros dois foram autuados por dirigir sob influência de álcool.
A operação também contabilizou 15 outras infrações diversas, relacionadas às condições dos veículos e ao descumprimento das normas de trânsito.
Criada pelo Detran-DF, a Operação Sossego tem como objetivo retirar de circulação motocicletas com descarga livre ou silenciador defeituoso, além de reforçar a fiscalização sobre a documentação dos condutores e a segurança dos veículos. A iniciativa visa não apenas reduzir o barulho provocado por escapamentos adulterados, mas também garantir mais segurança e ordem nas vias públicas do Distrito Federal.
Segundo o Detran, a operação continuará em diferentes regiões administrativas nos próximos dias, como parte de um esforço contínuo para coibir irregularidades e melhorar a qualidade de vida da população.