O Governo do Distrito Federal (GDF) construiu dois novos retornos na DF-250, no Itapoã, para facilitar o acesso de veículos à área conhecida como Itapoã I e ao condomínio Novo Horizonte. Cerca de 60 mil motoristas que trafegam pela região diariamente são beneficiados. As passagens vão evitar que os motoristas precisem percorrer um trajeto de quase 2 km para fazer a conversão e acessar as quadras em que residem.
As alças foram erguidas por obra direta do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e estão na fase de finalização. O retorno mais próximo do viaduto do Paranoá/Itapoã já está sendo utilizado pela população e em breve receberá a sinalização horizontal. Já a segunda estrutura ainda não foi liberada, uma vez que resta a colocação dos meios-fios, sinalização e estrutura de proteção.
O chefe do 1º Distrito Rodoviário do DER, Kênio Márcio Avelar, afirma que a localização dos novos retornos foi definida por estudo topográfico realizado em novembro. Em seguida, foram iniciados os serviços relacionados à execução do pavimento. “Fizemos todo o sistema de terraplanagem, executamos a capa asfáltica, colocamos a sinalização vertical e, agora, estamos na parte dos meios-fios. Fizemos o sistema de drenagem também, que são as passagens de água”, explica.
A obra era aguardada pela comunidade local e mudará a rotina dos moradores, conforme avalia o comerciante Antônio Paulo Moreira, 48 anos. “Vai facilitar muito a vida dos comerciantes, dos moradores dos condomínios Entre Lagos, Novo Horizonte, La Fonte, como também das escolas da região”, afirma.
Uma das pessoas que circula pela DF-250 diariamente é o aposentado Deliomar Araújo, 61 anos. “Antes a primeira entrada do Itapoã era a quase 2 km. Era ruim para nós, moradores, mas também para o Samu, Polícia Militar, bombeiros. Facilita a vida da população em todos os sentidos. Era uma demanda da comunidade e recebemos com o maior carinho, estamos felizes com essa obra”, comentou.
Já o comerciante Admilson Braga, 55, afirma que a construção dos novos retornos, junto com o novo viaduto e a duplicação da DF-250, valorizam o Itapoã. “Quanto mais equipamento público na nossa região, mais qualidade de vida para nós”, defende. “Estava tendo engarrafamento na via, causando transtorno para chegar em casa. Agora melhorou muito.”
Obras
Desde 2019, outras obras foram executadas por este GDF para melhorar a vida dos moradores da cidade. Próximo aos novos retornos, foi inaugurado, em abril deste ano, o viaduto Itapoã/Paranoá, considerado a maior obra do Complexo Viário Saída Leste. O investimento foi de R$ 95 milhões.
Também em relação à infraestrutura, foram pavimentados trechos da Avenida Brasil e da marginal da DF-001, além das quadras 378, 379, 202, 203 e 318 — que, junto à pavimentação, ganharam trabalhos de drenagem e construção de calçadas. O núcleo rural também foi atendido. O Córrego Bálsamo ganhou novas calçadas. No Capão da Erva, foi feita a fresagem da estrada e, mais recentemente, a construção de bolsões para evitar alagamentos e enxurradas.
Neste ano, a população ganhou, ainda, a nova rodoviária, que recebeu investimento de R$ 5,6 milhões e atende mais de 30 mil pessoas. Outro desejo antigo dos moradores caminha para virar realidade: a Feira Permanente, que contará com 248 boxes e oito quiosques.