As novas rodoviárias inauguradas em vários pontos do Distrito Federal nos últimos anos transformaram o cotidiano de milhares de moradores das regiões atendidas, proporcionando mais conforto, segurança e pontualidade ao transporte público. É o caso da auxiliar de loja Liz Gabrielle Maia, 19 anos, que mora perto da nova rodoviária do Itapoã e a utiliza desde a inauguração. Antes tendo que ir ao Paranoá para pegar dois transportes até o local de trabalho no Lago Sul, agora ela paga apenas uma passagem, embarcando em um único ônibus para chegar ao destino.
“É muito tranquilo, dá um acesso muito bom para o pessoal do Itapoã; posso sair um pouco mais tarde de casa e economizar”, ressalta ela, que também elogia a infraestrutura do local: “Tem a parte coberta para não pegar chuva e sempre vejo um segurança vigiando”.
50 mil
Número de embarques diários na Rodoviária do Itapoã
A infraestrutura em mobilidade, ampliada neste GDF, é um dos investimentos que a Agência Brasília vai mostrar na série de reportagens Esta é a Nossa História, que levará o cidadão em uma viagem pelo Distrito Federal para conhecer como projetos do governo, a exemplo das novas rodoviárias espalhadas por diversas regiões administrativas, melhoraram a vida de pessoas e comunidades inteiras nestes últimos seis anos.
Benefícios
Com 27 linhas e 50 mil embarques diários, a Rodoviária do Itapoã reorganizou o transporte coletivo na região, reduzindo o tempo de deslocamento até o destino final e beneficiando mais de 30 mil moradores.
Inaugurada em 2024 com investimento de R$ 5,6 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), a estrutura dispõe de seis baias para embarque e desembarque de passageiros, seis vagas de estacionamento para ônibus, 36 vagas para veículos particulares, 20 vagas para motos, banheiros com acessibilidade, lanchonete, bicicletário e salas administrativas. Durante a construção, foram gerados cerca de 130 empregos, impulsionando a economia local.
Morando e trabalhando no Itapoã, o pedagogo Patrick Quadros, 30, também frequenta o novo espaço há algum tempo e fala da dificuldade que era antes do equipamento público: “Ficava mais longe; quando eu levava meus filhos para o posto de saúde, por exemplo, gastava uns dez minutos andando para chegar ao ponto. Nesse tempo de frio é ruim, ainda mais com a criança já doente”.
Patrick lembra que não apenas as rotas melhoraram, como houve um aumento no fluxo de transporte público, dando acesso a mais áreas da cidade: “A mudança de rotas trouxe um bom acesso tanto para a creche que tem aqui quanto para o fórum e as escolas lá de cima. A rodoviária deixou tudo mais acessível, com as opções de rotas mais alternativas e diferentes atendendo o público do Itapoã”.
Mais comodidade
O administrador regional do Itapoã, Dilson Bulhões, avalia que a inauguração foi um divisor de águas, proporcionando uma independência maior da cidade em relação à região administrativa do Paranoá. “A inauguração de uma rodoviária é muito importante para a comodidade da população e faz com que a cidade tenha cara de cidade”, aponta.
“Nossa população viveu por longos anos à espera dessa rodoviária, e ela foi recebida com muita alegria pelos moradores e usuários do transporte público”
Leonilson Andrade, vigilante
“Em menos de dois anos, este GDF mudou a cara do Itapoã e está mudando; o que fez aqui em mobilidade foi uma coisa impressionante – não apenas com a rodoviária, mas com o viaduto e a duplicação da DF-001”, prossegue o gestor. “Existe uma visão ampla nesse setor, por meio da inauguração de viadutos, ciclovias, BRTs ou pelas ruas e avenidas sendo restauradas. E, no final de tudo isso, quem ganha é a comunidade.”
O vigilante Leonilson Andrade, 59, reforça a importância da proximidade que a nova rodoviária levou para as pessoas da região, que muitas vezes trabalham longe de casa: “A diferença é que agora elas pegam ônibus do lado da casa deles. Nossa população viveu por longos anos à espera dessa rodoviária, e ela foi recebida com muita alegria pelos moradores e usuários do transporte público. A comunidade está muito feliz com essa inauguração”.
Brasília interligada
Entre os benefícios que as novas rodoviárias proporcionaram, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) destaca a entrega de mais conforto aos usuários do transporte público, bem como aos rodoviários, garantindo locais limpos, com fácil acesso a banheiros e outras benfeitorias. “Essas condições agregam maior segurança a todos os usuários e garantem maior confiabilidade no sistema, uma vez que permite, que os horários previstos para as viagens sejam cumpridos com maior rigor”, observa o titular da pasta, Zeno Gonçalves.
Na Rodoviária de Sobradinho, inaugurada em 2020, são 22 linhas que registram uma média de 18 mil embarques diários, conectando os moradores a destinos dentro e fora do DF. Já a do Varjão, inaugurada em 2024 e com investimento total de R$ 1.897.980,38, trouxe maior regularidade às cinco linhas que operam no local, com 6.700 embarques diários, garantindo maior previsibilidade nas viagens e atendendo os 8,8 mil moradores.
Inaugurada em 2023, a Rodoviária do Sol Nascente, por sua vez, já atende cerca de 20 mil embarques diários em suas nove linhas. A estrutura, projetada com telhas termoacústicas, proporciona mais conforto térmico aos usuários.
E a Rodoviária de Santa Maria, com suas 11 linhas e 37 mil embarques por dia, funciona como ponto de integração com o BRT e linhas do semiurbano do Entorno do DF, ampliando as conexões para os moradores. Inaugurada em 2021, a estrutura beneficiou 120 mil pessoas e contou com investimento de R$ 4,8 milhões.