Segundo ministra, parcerias podem ser feitas por meio do FNDCT e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES)
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu nesta quinta-feira (6/2), em Brasília, o secretário de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Gilberto Carvalho. A reunião discutiu parcerias em dois temas: a economia solidária e o trabalho por aplicativos.
Por meio do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc), o MTE promove a incubação de cooperativas populares em parceria com universidades e institutos federais. “O Proninc reúne universidades e institutos federais (IFs) que fazem o acompanhamento, a qualificação e buscam fomento a esses empreendimentos. De um lado, eles ajudam os empreendimentos e mobilizam jovens universitários para que eles se engajem em programas sociais”, explicou o secretário.
Gilberto Carvalho também apontou como a ciência e tecnologia podem ajudar no cenário de uberização do mercado por meio da formação de cooperativas de trabalhadores e o desenvolvimento de tecnologias próprias.
A ministra Luciana Santos destacou a importância das iniciativas e afirmou que a parceria com o ministério pode ser feita por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), que foi retomada nessa gestão.
“Nós restauramos a Sedes, liderada pelo secretário Inácio Arruda, para cuidar das políticas sociais, da popularização da ciência, economia solidária e tecnologias assistivas. Estamos investindo nessas iniciativas que são decisivas para nós”, disse. Luciana também destacou representantes do MCTI para seguir o diálogo com o Ministério do Trabalho.