Por: Poliane Ketlen
A partir desta quinta-feira, 15 de agosto, mais 99 linhas de ônibus do sistema de transporte público do Distrito Federal vão suspender o recebimento de dinheiro em espécie, aderindo ao modelo de pagamento exclusivamente eletrônico. A mudança ocorre de forma gradual, priorizando linhas onde o uso de dinheiro já é pouco frequente. Essas 99 linhas se somam às 52 que, desde 1º de julho, já não aceitam pagamento em espécie nas catracas.
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, essa transição visa modernizar o sistema de transporte público, facilitando o acesso dos usuários e aumentando a segurança de rodoviários e passageiros. A retirada gradativa do dinheiro em circulação dentro dos ônibus também contribui para reduzir o risco de assaltos e facilitar o controle do fluxo de passageiros.
“A ampliação está sendo feita de forma progressiva para identificar o público que ainda prefere pagar em dinheiro. Após determinação do TRF1, implementamos uma alternativa de pagamento avulso para atender esses usuários, o que nos permitiu ampliar o programa para mais 99 linhas a partir de 15 de agosto, totalizando 151 linhas que operam exclusivamente com pagamento digital”, explicou Zeno Gonçalves.
Para atender à demanda dos usuários que optam pelo Cartão Mobilidade, o BRB Mobilidade instalou mais 25 novos pontos de retirada e recarga de cartões, totalizando agora 151 pontos disponíveis em toda a cidade. Além disso, o aplicativo BRB Mobilidade permite o pagamento de créditos de transporte via Pix, oferecendo mais uma opção de conveniência para os passageiros.
Essa mudança é parte de um esforço contínuo do GDF para modernizar o transporte público, promovendo maior segurança, praticidade e agilidade no acesso às linhas de ônibus.