O ano de 2024 foi marcado por mudanças significativas no cenário da moda, refletidas no mais recente relatório Lyst Index, que monitora as marcas e produtos mais desejados pelos consumidores globais a cada trimestre. A Miu Miu consolidou domínio quase total da lista, mantendo-se no topo do ranking em três dos quatro trimestres do ano, sendo desbancada apenas pela Loewe no segundo trimestre.
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Entenda:
- O Lyst Index é um ranking trimestral das marcas e produtos mais quentes da moda, compilado pela Lyst, uma das maiores plataforma de compras de moda do mundo.
- A fórmula por trás do relatório leva em conta o comportamento dos compradores da Lyst, incluindo pesquisas dentro e fora da plataforma, visualizações de produtos e vendas.
- Para rastrear o apelo da marca e do produto, a pesquisa também incorpora menções de mídia social, atividade e estatísticas de engajamento em todo o mundo, ao longo de um período de três meses.
O ranking Lyst Index
Prada e Saint Laurent também se destacaram nesta última lista divulgada, garantindo posições de destaque no top 5 ao longo do período. Entretanto, a grande surpresa foi a ascensão da Coach, que subiu 10 posições para alcançar a quinta colocação.
Esse crescente sucesso pode ser atribuído, em parte, à popularidade das bolsas da grife, como o modelo Brooklyn, que registrou um aumento de 46% nas pesquisas. Além disso, o pingente de bolsa em formato de cereja da Coach também refletiu a tendência em ascensão de peças personalizadas com diferentes acessórios.
Outro nome que ressurgiu com força foi a UGG, que alcançou a décima posição no ranking da Lyst. As clássicas botas da marca voltaram a ganhar relevância com o revival dos anos 2000 e a obsessão dos internautas pelo produto na rede ao lado. O modelo Classic Ultra Mini, em especial, se tornou um dos produtos mais populares do período.
A movimentação das marcas no Lyst Index também aponta para uma mudança no comportamento dos consumidores: o luxo discreto continua sendo uma tendência forte, e se reflete na permanência da The Row no top 10 e na ascensão da COS, marca minimalista do grupo H&M, que estreou na lista das mais desejadas.
Além das movimentações das marcas, a influência das celebridades foi outro fator que impulsionou produtos icônicos, como o vestido-blazer da Wardrobe NYC, fruto de uma colaboração com Rosie Huntington-Whiteley. Ele teve um crescimento de 110% nas buscas após ser usado por Beyoncé em um evento de apoio a Kamala Harris.
Da mesma forma, Taylor Swift ajudou a elevar em 242% as pesquisas pelos casacos vintage de Charlotte Simone, enquanto o cardigan vermelho da &Daughter virou febre na web.
Daqui para frente, as constantes trocas de diretores criativos nas grandes casas de moda devem influenciar a dinâmica do relatório Lyst Index nos próximos meses. A moda segue em fluxo, e 2025 promete trazer novos capítulos para essa evolução. Vale ficar de olho!
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