O cantor Justin Timberlake, de 43 anos, revelou nesta quinta-feira (31/7) que foi diagnosticado com a doença de Lyme, uma condição infecciosa causada pela picada de carrapatos contaminados. O anúncio foi feito nas redes sociais do artista, acompanhado de um desabafo sobre os impactos da doença em sua saúde e bem-estar.
“Sim, estou com a doença de Lyme. Estou lidando com isso da melhor forma possível”, declarou Timberlake, sem dar detalhes sobre quando foi diagnosticado ou os sintomas que vem enfrentando.
A doença de Lyme, também conhecida como doença do carrapato, é causada por bactérias do gênero Borrelia, sendo Borrelia burgdorferi a espécie mais comum, e Borrelia mayonii a causadora de alguns casos nos Estados Unidos.
Presente no sangue de animais como veados e roedores. A infecção ocorre quando um carrapato contaminado pica a pele e permanece fixado por pelo menos 24 horas. O primeiro sinal costuma ser uma mancha vermelha circular que cresce com o tempo. Os pacientes também podem ter febre, dores musculares e fadiga intensa.
“É uma doença muito debilitante do ponto de vista imunológico. O paciente tem dificuldades de lidar com ela e sofre prejuízos na qualidade de vida”, afirmou o médico Carlos Levischi, do Hospital Albert Einstein, em entrevista anterior ao Metrópoles.
A bactéria da doença de Lyme se espalha pelo organismo com o tempo. Quando não tratada corretamente, a doença pode evoluir para complicações neurológicas e articulares. “Se não for tratada, a bactéria permanece no organismo e se espalha cada vez mais, chegando a outros órgãos e tecidos”, explica Levischi.
Sintomas da doença de Lyme
- Cansaço;
- Arrepios;
- Febre;
- Dores de cabeça;
- Rigidez no pescoço;
- Dores musculares;
- Articulações doloridas e inchadas;
- Dor nas costas;
- Enjoos;
- Vômitos;
- Dor de garganta;
- Meningite, quando a infecção atinge o sistema nervoso;
- Paralisia facial, quando a infecção atinge o sistema nervoso;
- Arritmias;
- Inflamação do tecido cardíaco.
A condição é mais comum em regiões de clima temperado do Hemisfério Norte. Embora rara no Brasil, ela vem ganhando atenção por afetar diversas celebridades internacionais. Timberlake agora se junta a nomes como Avril Lavigne, que já descreveu a doença como “os piores anos da minha vida”, Bella Hadid e Justin Bieber, que também tornaram públicos os desafios vividos com o diagnóstico.
Diagnóstico e tratamento
A partir dos sintomas, é importante buscar ajuda médica. A principal maneira de diagnosticar a doença de Lyme é por exames de sangue. Para tratá-la, são usados antibióticos, anti-inflamatórios e, em casos em que há arritmias e bloqueio cardíaco, pode-se usar marcapasso temporário.
Em casos de artrite, principalmente no joelho, com dor e inchaço nas articulações, a pessoa pode precisar de fisioterapia para recuperar a mobilidade e conseguir realizar as atividades diárias sem dores. As sessões incluem exercícios de mobilidade e alongamentos, de acordo com a gravidade do quadro.
Apesar do susto, Timberlake segue com a agenda de compromissos e promete manter os fãs informados sobre sua recuperação.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!