Uma fala da cantora Ivete Sangalo viralizou na manhã desta terça-feira (21/1) após a participação da artista no programa Sem Censura, da TV Brasil. Na ocasião, a cantora falou sobre a importância de reconhecer as origens do axé, no ano em que o o estilo musical celebra 40 anos, e a declaração foi apontada como uma indireta para Claudia Leitte, que foi alvo de críticas e acusações de intolerância religiosa após alterar a letra de uma canção em um show e com quem a artista trocou unfollow nas redes sociais recentemente.
Leia também
![Subpost-3-.-E-teve-trio-Eletrico_-eu-ela-e-Bela-%40ivetesangalo-MUITO-AMOR-1080-X-1080-_resized_compressed-e1736439601520 Ivete Sangalo ressalta valor do candomblé no axé e web aponta indireta](https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_600/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2025/01/09105314/Subpost-3-.-E-teve-trio-Eletrico_-eu-ela-e-Bela-%40ivetesangalo-MUITO-AMOR-1080-X-1080-_resized_compressed-e1736439601520.jpg)
![claudinha6-1562347565.300x300_resized_compressed Ivete Sangalo ressalta valor do candomblé no axé e web aponta indireta](https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_180/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2025/01/09105306/claudinha6-1562347565.300x300_resized_compressed.jpg)
![1_ivete_e_claudia_1024x768-38100268_resized_compressed Ivete Sangalo ressalta valor do candomblé no axé e web aponta indireta](https://fly.metroimg.com/upload/q_85,w_180/https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2025/01/09105318/1_ivete_e_claudia_1024x768-38100268_resized_compressed.jpg)
![logo-metropoles-branca Ivete Sangalo ressalta valor do candomblé no axé e web aponta indireta](https://files.metropoles.cloud/imagens/logo-metropoles-branca.png)
Ivete deixou de seguir Claudia Leitte nas redes sociais
Reprodução
Ivete Sangalo e Claudia Leitte
Reprodução
Desde que Claudia Leitte era da banda Babado Novo, existe rumores de que há uma briga entre elas
Reprodução
Porém, as duas cantoras baianas sempre negaram qualquer rivalidade
Reprodução
O que aconteceu?
- Ivete Sangalo participou do programa Sem Censura, apresentado por Cissa Guimarães, na tarde de segunda-feira (20/1) ao lado do percussionista e cantor Márcio Victor, vocalista da banda Psirico, e da escritora e influenciadora Maíra Azevedo, conhecida nas redes sociais como Tia Má.
- O programa, gravado ao vivo em Salvador, teve o Axé Music como tópico de discussão. Em um momento do programa, Tia Má falou sobre a origem do estilo musical, afirmando que não existe falar de axé sem falar dos terreiros de candomblé.
- “O termo axé music surge de forma pejorativa tentando depreciar a imagem. E quando a gente vai falar do axé music a gente precisa falar inclusive dos terreiros de candomblé. Se existe o axé music, que surgiu para ser apreciado, porque o axé é um termo que para gente significa ‘força vital’ e quem é de candomblé, quem é de umbanda sabe exatamente o que isso acontece. Então, não posso achar que o axé music pode ser tratado como se fosse qualquer coisa. A gente sabe que o Axé Music é para a gente uma benção daqueles deuses que dançam quando estão na terra”, afirmou a influenciadora.
- Logo depois, o influenciador Muka, que fazia mediação da conversa, destacou que queria emoldurar o discurso de Tia Má e Ivete reagiu a situação. “Não precisa emoldurar não. Todo mundo sabe, mas se faz de maluco”, pontuou.
- Veveta ainda destacou que é mais uma tarefa árdua de elucidar essa questão.
- “Às vezes esse movimento existe dentro de uma ignorância, de não perceber, de não entender, e eu acho que mais uma vez, com toda a delicadeza, tem figuras como Tia Má que elucidam isso e traz para a superfície algo que deveria ser percebido de forma natural. Mas como perceber isso em uma sociedade estruturada no racismo na demonização do povo preto. É um dia a dia exaustivo, mas é preciso falar isso diariamente e incansavelmente”, destacou.
- A declaração de Ivete foi apontada como uma indireta para Claudia Leitte, acusada de racismo religioso ao remover a palavra Iemanjá da música Caranguejo durante uma apresentação.
- Após a repercussão do caso, Ivete e Claudia trocaram unfollow nas redes sociais.
Entenda o caso de Cláudia Leitte
- Claudia Leitte foi acusada de cometer racismo religioso ao remover a palavra Iemanjá da música Caranguejo (Cata Caranguejo), para cantar “eu canto meu rei Yeshua”, uma referência a Jesus em hebraico, durante uma apresentação.
- Após a viralização do vídeo, o Ministério Público da Bahia (MPBA) abriu um inquérito para apurar se a cantora cometeu racismo religioso.
- Em primeira manifestação sobre o caso, a cantora afirmou que é um assunto muito sério.
- “Daqui do meu lugar de privilégio, o racismo é uma pauta que deve ser discutida com a devida seriedade, e não de forma superficial. Prezo muito pelo respeito, pela solidariedade e pela integridade. Não podemos negociar esses valores de jeito nenhum, nem jogá-los ao tribunal da internet. É isso”, declarou a artista durante uma coletiva de imprensa.