Professores da rede pública de ensino do DF podem se inscrever
Por Giordano Bazzo, Ascom/SEEDF
A Subsecretaria de Educação Básica (Subeb), por meio da Gerência de Atenção à Educação do Campo (Gcam), abre inscrições para a 4ª edição do curso de formação continuada Escola da Terra, fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), a Universidade de Brasília (UnB) e o Ministério da Educação (MEC).
O curso oferece 150 vagas destinadas a professores efetivos e temporários, além de pedagogos-orientadores educacionais da rede pública de ensino do Distrito Federal. Paralelamente, serão selecionados 13 tutores-bolsistas para prestação de assessoria e acompanhamento pedagógico durante a formação.
As inscrições estarão abertas até a próxima quarta-feira (7), por meio de formulário eletrônico que deve ser acessado com as credenciais institucionais (matrícula@se.df.gov.br e senha do SEI).
Formulário de inscrição Google
Com carga horária de 180 horas, divididas em 126 horas de Tempo Universidade (TU) e 54 horas de Tempo Comunidade (TC), o curso adota a metodologia da Alternância Pedagógica. As atividades ocorrerão entre 30 de maio e 29 de novembro de 2025, com encontros presenciais aos sábados no Campus Darcy Ribeiro da UnB.
Terão prioridade na seleção educadores que atuam nas Coordenações Regionais de Ensino (CREs) que oferecem a modalidade, nas próprias Escolas do Campo e nas áreas de abrangência da modalidade de Educação do Campo.
Seleção de tutores
Os candidatos interessados em atuar como tutores devem, além de realizar a inscrição como cursistas, preencher campo específico no formulário de inscrição, anexando os documentos necessários: Declaração de Disponibilidade assinada pela chefia imediata, Termo de Compromisso e Responsabilidade, currículo e certificados comprobatórios.
A seleção dos tutores será realizada em duas etapas: análise do currículo e entrevista. Os selecionados receberão bolsa de estudo e pesquisa no valor de R$ 765 por mês de atuação comprovada, totalizando sete bolsas durante o período de formação.
O resultado do processo seletivo e a lista de cursistas inscritos serão divulgados no site da SEEDF.
Para dúvidas e informações complementares, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail.