Por: Kelven Junio
Nesta sexta-feira (17), foi inaugurada a nova sede da 35ª Delegacia de Polícia (DP) de Sobradinho II, trazendo significativas melhorias para a comunidade local e modernizando o atendimento policial na região. Localizada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho II, a nova delegacia representa um investimento de mais de R$ 10 milhões e segue um modelo policial inovador.
O novo complexo da 35ª DP ocupa uma área construída de 2.108 m², distribuída em três pavimentos, incluindo um subsolo. As novas instalações foram projetadas para substituir a antiga delegacia, que possuía infraestrutura defasada e não atendia às normas de acessibilidade e outras exigências necessárias para o bom funcionamento de uma unidade policial moderna.
Entre as funcionalidades da nova delegacia, destacam-se as entradas separadas para custodiados e para vítimas e público em geral, uma medida que visa evitar a revitimização e melhorar a segurança da unidade. A edificação conta ainda com ampla área de estacionamento, facilitando o acesso da comunidade à delegacia.
O governador Ibaneis Rocha, presente na inauguração, ressaltou a importância dessas melhorias. “Nós temos, talvez, a melhor segurança do Brasil. A Polícia Civil e a Polícia Militar estão de parabéns. A gente tem um grupo realmente unido em torno da segurança pública. Semana passada, com o apoio de todos os parlamentares e da vice-governadora Celina Leão, estivemos lá na Câmara dos Deputados, pedindo a aprovação desse PLN [Projeto de Lei do Congresso Nacional] que vai nos permitir contratar mais policiais civis, mais policiais militares, para que cada vez mais a gente possa seguir dando mais segurança à população do Distrito Federal”, afirmou Ibaneis Rocha.
A nova delegacia também oferece um atendimento mais humanizado, especialmente para mulheres vítimas de violência, com uma sala de acolhimento dedicada a esse público. Além disso, o prédio possui vagas operacionais para viaturas e um heliporto, o que reduz o tempo de resposta em situações de emergência. Outras áreas importantes da unidade incluem uma sala de reconhecimento integrada à área de contenção, que evita a circulação de custodiados pela delegacia, e uma sala de apoio para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), equipada com instalações modernas e acessíveis.
O delegado-chefe da 35ª DP de Sobradinho II, Ricardo Viana, destacou a inovação do novo modelo de delegacia. “Nas outras delegacias, a comunidade ia fazer um registro de ocorrência e se deparava com presos chegando, conduzidos pela Polícia Civil ou pela Polícia Militar. Nesse ambiente aqui, a comunidade não se comunica com presos. Eles têm um ambiente próprio para entrar, onde serão recebidos e alocados, e a comunidade tem outro ambiente para aguardar o seu atendimento para o registro de ocorrência. É um modelo vanguardista”, explicou.
Com um efetivo de 32 servidores, entre delegados, agentes e escrivães, a nova delegacia está pronta para oferecer um serviço mais eficiente e seguro à população de Sobradinho II. O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, também comentou sobre outras melhorias previstas para a segurança pública no Distrito Federal. “Temos a 9ª DP, que será entregue em pouco tempo. Temos o IML, que será o maior da América Latina, e também está em vias de ser entregue. Então, é uma satisfação poder trabalhar na área de segurança pública tendo esse apoio e vendo as nossas corporações crescendo e tendo esse reconhecimento”, disse.
A nova sede da 35ª DP de Sobradinho II marca um importante avanço na infraestrutura de segurança pública do Distrito Federal, proporcionando à comunidade local um atendimento mais seguro, eficiente e humanizado.
VEJA O VÍDEO: