Hotel Social do DF acolhe mais de mil pessoas em situação de rua em apenas uma semana de funcionamento

Hotel Social do DF acolhe mais de mil pessoas em situação de rua em apenas uma semana de funcionamento

Por: Kelven Andrade

Com menos de duas semanas de funcionamento, o primeiro hotel social permanente do Distrito Federal já se tornou um marco nas políticas públicas de acolhimento à população em situação de rua. Inaugurado no último dia 23, o espaço localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) superou a marca de mil atendimentos em apenas oito dias, oferecendo abrigo noturno, alimentação e dignidade a quem mais precisa.

Durante a primeira semana de funcionamento, a média foi de 130 atendimentos por dia — cerca de 65% da capacidade total. Para o secretário-chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, coordenador da Política Distrital para a População em Situação de Rua, a iniciativa é um avanço nas políticas sociais. “Essa primeira semana já mostra que estamos no caminho certo. Foi fundamental para ajustar processos, ouvir as equipes envolvidas e garantir que a política pública chegue, de fato, a quem mais precisa.”

Rocha destaca que o pernoite é apenas o primeiro passo. Segundo ele, o governo trabalha na construção de uma política pública integrada. ““O pernoite é apenas a porta de entrada. A partir da coordenação da Casa Civil, estamos articulando uma política pública integrada, que acolhe e oferece caminhos reais para a reconstrução da trajetória dessas pessoas fora das ruas”, disse. O investimento anual é de R$ 7,4 milhões, com contrato de cinco anos, prorrogável. A estrutura já existia, mas passou por reforma para melhor atender o público.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, reforçou que o hotel social é mais que um abrigo: “Este foi um passo gigante do GDF. Não é somente um lugar para dormir, mas uma forma de olhar essas pessoas nos olhos, chamá-las pelos nomes e incluí-las em políticas públicas, oficinas e atividades que possam mudar suas vidas.” Ela destacou que cerca de 130 pessoas por dia estão sendo acolhidas com dignidade.

O serviço também conquistou reconhecimento entre os acolhidos. Oscar, um paranaense que chegou ao DF há dois meses, elogiou a iniciativa: “Já passei por vários locais, em vários estados. Como este aqui, nunca vi. Está tudo muito disciplinado, bem organizado, com uma cama para cada um. Para mim, está sendo ótimo.”

O hotel integra o conjunto de ações estabelecidas no Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, oficializado em maio de 2024, após decisão do STF. Entre as iniciativas complementares estão o programa Acolhe DF, que busca atender pessoas em situação de rua com dependência química, e a Ação contra o Frio, que já somou 6,6 mil atendimentos neste inverno, com distribuição de agasalhos e cobertores arrecadados pela campanha Agasalho Solidário.

jornalismodigitaldf.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile