No ano passado, ao anunciar que faria o SU7 na versão Ultra — com 1.547 cv — a chinesa Xiaomi avisou que os interessados em comprar o hipersedã elétrico deveriam provar ser capazes de lidar com tamanha potência. Na época, Lei Jun, fundador e presidente da empresa, disse que seria necessário “passar por uma série de testes” antes de conduzir o veículo.
Desde então, um protótipo do SU7 Ultra já pulverizou o recorde do Porsche Taycan Turbo GT, para carros de quatro portas em Nürburgring, percorrendo Nordschleife em 6:48,87 minutos, contra os 7:07,55 minutos do alemão. Mostrando todo o seu poder, o carro chinês pilotado pelo britânico David Pittard passou dos 320 km/h na reta de Döttinger Höhe.
Dez mil vendas em duas horas
O lançamento oficial do Ultra na China foi no dia 27 de fevereiro às 10 da manhã, e a meta anual de vender 10 mil carros foi alcançada ao meio-dia — isso mesmo: 10 mil carros em duas horas!
As entregas iniciais estavam previstas para abril mas, desde 2 de março, alguns poucos exemplares chegaram aos compradores que fizeram as primeiras reservas. E, obviamente, o hipersedã de 529.900 yuan (o equivalente a R$ 425 mil) já está sendo vendido por atravessadores que cobram ágio de até 20%.
Agora, nem dez dias depois do lançamento, um SU7 Ultra sofreu um acidente — não se sabe quem estava ao volante mas, felizmente, foi numa pista de autódromo… O vídeo dessa primeira pancada com o matador de Godzillas viralizou na rede social chinesa Weibo e foi divulgado no Youtube pelo site CarNewsChina.
Na imagem (captada por uma câmera dentro de um esportivo com motor a combustão), o SU7 Ultra sai de uma curva e acelera na reta. Logo, entra rápido demais na curva seguinte, resultando na colisão contra uma barreira de pneus. A velocidade do Xiaomi era superior a 120 km/h. Como resultado, o capô, o para-choque dianteiro, os para-lamas e os faróis foram danificados. Os airbags dianteiros foram acionados, garantindo a segurança do piloto. Ainda não foi divulgado se o acidente ocorreu por falha humana ou mecânica.

Foto de: Carsnewchina
A questão dos freios
Antes desse incidente, os Xiaomi SU7 na versão Max (673 cv) vinham sendo associados a incidentes em pistas. Foram registradas falhas no sistema de freios, com a desintegração das pastilhas em situações de uso intenso em autódromos. A Xiaomi afirmou que as versões convencionais do SU7 foram projetadas para rodar em vias públicas, não em circuitos.
Já o SU7 Ultra tem uma proposta diferente e foi desenvolvido para suportar o uso em pistas, com freios de disco de carbono-cerâmica, capazes de suportar temperaturas superiores a 1.300°C. Lei Jun, CEO da Xiaomi Auto, reforçou a recomendação para que os “pilotos” façam um treinamento adequado antes de explorar o potencial do veículo. A empresa incentiva os proprietários do SU7 Ultra a participar do programa de pilotagem Xiaomi Elite Driving School para conhecer melhor o carro.

Foto de: Carsnewchina

Foto de: Carsnewchina
Sabendo da batata quente que tem nas mãos, a Xiaomi adotou uma medida para reduzir riscos de acidentes nos primeiros quilômetros de utilização: o SU7 Ultra vem de fábrica com um software que limita tanto a velocidade quanto a potência. Inicialmente, a máxima é restrita a 140 km/h, enquanto a potência fica limitada a 900 cv, em vez dos 1.547 cv totais. No entanto, essa limitação é automaticamente desativada após o carro atingir 300 km rodados.

Foto de: Carsnewchina
0-200 km/h em 5,9 s
O SU7 Ultra é movido por três motores — um na dianteira e dois no eixo traseiro — com um total combinado de 1.547 cv de potência e 180 kgfm de torque (imagine o que é ter 180 kgfm de torque, a 1 rpm, numa saída de curva). Apesar de elétricos, os motores são chamados de HyperEngine V8s…
A fabricante chinesa descreve o SU7 Ultra como um carro de corrida de quatro portas homologado para uso em vias públicas. A carroceria recebe mudanças aerodinâmicas significativas. Além disso, 17 componentes do SU7 normal foram refeitos com fibra de carbono — mesmo assim, o Ultra pesa 2.360 quilos.

Foto de: Carsnewchina
Entre as principais mudanças estéticas estão o para-choque dianteiro esportivo, spoiler frontal, freios maiores e uma carroceria ligeiramente mais larga do que as das versões padrão. O carro também se destaca pelo visual impactante, com pintura amarela e faixas brancas “Ultra”, além de um grande spoiler traseiro.
O SU7 Ultra vem equipado com a avançada bateria CATL Qilin II de 93,7 kWh, proporcionando uma autonomia de 620 km no ciclo CLTC. A recarga também é um destaque: o sistema de carregamento DC 5.2C permite carregar a bateria de 10% a 80% em apenas 11 minutos, em linha com os melhores elétricos do mercado.
Todo esse conjunto permite ao carro acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,98 segundo, alcançar os 200 km/h em 5,96 s (!) e chegar aos 300 km/h em 15 s (!!). A máxima é de 350 km/h — e é fácil prever que haverá muita gente se matando nessa cadeira elétrica.
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