Governador Ibaneis reinaugura a 10ª DP do Lago Sul com ivenstimento de R$ 4,9 milhões

Por: Kelven Andrade

A população do Distrito Federal passa a contar, a partir desta segunda-feira (25), com uma nova estrutura de atendimento na 10ª Delegacia de Polícia (DP), no Lago Sul. Após uma ampla reforma e modernização, a unidade foi reinaugurada com investimento de R$ 4,9 milhões e um aumento de mais de 60% em sua área construída — que passou de 581 m² para 933 m².

Com a reestruturação, a delegacia volta a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, atendendo os moradores do Lago Sul, Jardim Botânico e regiões estratégicas, como o Aeroporto de Brasília e o Altiplano Leste. A modernização contemplou a troca completa das instalações elétricas e hidráulicas, pisos e revestimentos, além da atualização da fachada com a nova identidade visual da Polícia Civil.

DCIM106MEDIADJI_0761.JPG

Entre as principais novidades está a criação de áreas específicas para o atendimento a mulheres e menores de idade, além de seções voltadas para advogados, policiais militares e custodiados. Segundo o Governo do DF, as melhorias visam oferecer mais conforto à população e reforçar o trabalho das forças de segurança.

Durante a solenidade de entrega, o governador Ibaneis Rocha destacou o compromisso de sua gestão com a segurança pública. Ele lembrou que, no início de seu governo, uma das primeiras medidas foi garantir que todas as delegacias funcionassem em regime integral.

“É bom que todos se relembrem que, naquela época, as delegacias não funcionavam em período integral, 24 horas, e, como o primeiro ato nosso, em respeito à população e à segurança, nós reabrimos todas as delegacias do Distrito Federal, que continuam funcionando plenamente”, complementou o governador. “Ainda atenciosos à parte da segurança, fizemos concurso público, fizemos diversas nomeações, demonstrando a nossa vontade, de toda a nossa equipe, de deixar a segurança pública como a nossa população precisa.”, afirmou.

O governador ressaltou ainda o esforço no fortalecimento das forças policiais, citando mais de 4 mil nomeações nas polícias Civil, Militar e Penal desde o início da gestão. Ele também anunciou que, em até 45 dias, será inaugurada a delegacia do Sol Nascente, região com mais de 100 mil habitantes que ainda não possui unidade policial própria.

Presente na cerimônia, o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, elogiou os avanços conquistados nos últimos anos e destacou o protagonismo da capital no cenário nacional.

“Hoje, nós somos a 2ª capital mais segura do país, perdendo apenas para Florianópolis. Mas caminhando muito rápido para ser a mais segura, porque a diferença de realidade das duas é imensa, o DF tem três milhões de habitantes, sem contar o Entorno, já Florianópolis tem 400 mil habitantes. São realidades muito diferentes. E o DF tem servido de modelo para o resto do país”, declarou.

Com a reabertura da 10ª DP e os novos investimentos previstos, o GDF reforça sua estratégia de expansão e modernização da rede de delegacias, buscando aproximar os serviços de segurança da população e consolidar o Distrito Federal como referência nacional na área.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile