Por: Jornalista Kelven Andrade
O Governo do Distrito Federal entregou, neste sábado (26), a pavimentação da DF-220, em Brazlândia. A obra, aguardada há cinco décadas pela população local, representa um marco na mobilidade da região e vai beneficiar cerca de 20 mil motoristas diariamente, além de impulsionar o escoamento da produção agrícola e aliviar o tráfego na movimentada região da Estrutural.
Com 16 quilômetros de extensão e investimento de R$ 26,6 milhões, a nova via é considerada estratégica para o desenvolvimento do Distrito Federal.

“Estamos trabalhando de forma muito empenhada aqui na cidade de Brazlândia, dando um reconhecimento a essa população que, durante muitos anos, ficou bastante abandonada. Essa obra da DF-220, era aguardada por essa população há 50 anos.”, afirmou o governador Ibaneis Rocha durante a solenidade de inauguração. Ele destacou ainda o compromisso feito com a vice-governadora Celina Leão para garantir a entrega da estrada.

A pavimentação da DF-220 foi executada pela empresa Costa Brava Projetos e Construções LTDA, com início em 2023. A obra incluiu terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica, sinalização horizontal e vertical, além de serviços complementares. No total, foram gerados cerca de 80 empregos diretos e 50 indiretos, contribuindo também para a economia local durante a execução do projeto.
Além de atender aos moradores de Brazlândia, a nova rodovia será uma importante rota alternativa para caminhões que chegam de estados da região Norte do país, como o Tocantins. Com isso, o trânsito de cargas poderá evitar o centro de Brasília, desafogando as vias Epia (Estrada Parque Indústria e Abastecimento) e EPCL/DF-095 (Estrutural) — uma das mais congestionadas do DF.
A nova DF-220 é vista pelo Governo como uma conquista de infraestrutura que alia mobilidade, desenvolvimento regional e qualidade de vida para quem vive e trabalha na região. A obra também reforça o compromisso da atual gestão com a integração entre áreas urbanas e rurais do Distrito Federal.
VEJA MAIS: