Por: Jornalista Kelven Andrade
O Governo do Distrito Federal (GDF) dará início, a partir das 9h desta quarta-feira (30), a uma ampla ação de acolhimento e assistência social voltada a pessoas em situação de rua que se encontram em oito endereços distintos da região do Paranoá. A iniciativa é coordenada pela Casa Civil e conta com a participação de diversos órgãos do governo, em uma força-tarefa que busca garantir dignidade, segurança e reinserção social a esse público.
Entre os serviços ofertados estão atendimentos nas áreas de saúde, educação, assistência social, segurança pública, orientação sobre cuidados com animais domésticos e encaminhamentos para programas de qualificação profissional e moradia. Um dos destaques da ação é a concessão de um auxílio excepcional de R$ 600 para pessoas que não possuem condições de arcar com o aluguel, além da oferta de vagas em abrigos e o cadastro para unidades habitacionais.
Participam da ação as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Saúde (SES-DF), de Educação (SEEDF), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), de Segurança Pública (SSP-DF), de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além da DF Legal, Novacap, Codhab, SLU, Detran-DF, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar.
Durante a semana que antecede a ação, equipes das secretarias envolvidas realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios nos locais identificados, mapeando as necessidades específicas de cada grupo ou indivíduo, o que permitirá um atendimento mais humanizado e eficiente nesta quarta-feira.
Após a oferta dos serviços, a DF Legal será responsável pela remoção das estruturas ocupadas irregularmente, com transporte dos pertences das pessoas atendidas para os locais indicados por elas. Caso não haja definição de destino imediato, os objetos serão encaminhados ao depósito da secretaria, localizado no SIA Trecho 4, onde poderão ser retirados sem custos em até 60 dias.
A ação reforça o compromisso do GDF com a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade e marca mais um passo na construção de uma política pública integrada e voltada para a inclusão social.
Pontos de ação no Paranoá para quarta (30):
1. DF-001;
2. Quadra 10, em frente ao Conjunto L;
3. Quadra 4, no muro do CEF 2;
4. Ao lado do Detran;
5. Avenida Alta Tensão, Parque dos Pinheiros;
6. Paranoá Parque, ao lado do shopping;
7. Paranoá Parque, no muro da caixa-d’água;
8. Quadra 30, Conjunto 22, atrás do comércio.
*Com informações da DF Legal