Goiânia – O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano, foi atingido por um incêndio de grandes proporções. O fogo começou na tarde de sexta-feira (22/8) e atingiu áreas de dentro e fora do parque, na região dos Alpes Goianos. O local não precisou ser fechado para visitação.
O fogo foi controlado pela manhã e extinto na tarde desse domingo (24/8). De acordo com a administração do parque, a área afetada foi de 900 hectares.
Em nota publicada nas redes sociais, o parque informou que trabalharam mais de 30 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e brigadistas voluntários.
Segundo a administração do parque, a estratégia adotada pela equipe de brigadistas direcionou o incêndio a uma região onde foram feitas queimas prescritas.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros compreende as cidades de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João D’Aliança.
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
O parque foi criado em 1961 e protege uma área de 240.611 hectares, que fazem parte do bioma Cerrado. No site da Chapada, há informações sobre visitas, infraestrutura e preços, além de atividades de caminhada e os banhos de cachoeira disponíveis nos pacotes.
A unidade de conservação abriga 196 espécies de mamíferos, 837 de aves, 184 de répteis, 113 de anfíbios, 1,2 mil de peixes e mais de 90 mil de insetos.
Em 2001, o parque foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Leave a Reply
Cancelar resposta