A pesquisadora Ana Paula Zapelini de Melo, doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), teve sua tese reconhecida como uma das melhores do Brasil ao conquistar o Prêmio CAPES de Tese 2024 na área de Ciência de Alimentos e o Grande Prêmio CAPES de Tese no Colégio de Ciências da Vida.. A premiação, que destaca os melhores trabalhos de conclusão de doutorado no país, foi entregue em 12 de dezembro, em Brasília (DF).
Em sua tese de doutorado, intitulada “Derramamento de petróleo no litoral brasileiro: desenvolvimento de métodos analíticos para controle de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e monitoramento de pescado baseado em risco”, Ana Paula se dedicou ao desenvolvimento de métodos analíticos para o controle de contaminantes em alimentos, especialmente no contexto do desastre ambiental causado pelo derramamento de petróleo no Brasil em 2019.
“Minha motivação para essa pesquisa surgiu quando o Brasil foi palco de um dos maiores desastres ambientais registrados no mundo. Naquele momento, não havia, no Brasil, um método analítico oficial capaz de determinar a contaminação de pescado com petróleo. Diante da gravidade da situação e da necessidade de uma resposta rápida, redirecionei minha pesquisa de doutorado para desenvolver uma solução capaz de monitorar a contaminação do pescado”, explica Zapelini.
Trabalhando em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e sob a orientação dos doutores em química, professor Pedro Luiz Manique Barreto e Rodrigo Barcellos Hoff Ana Paula desenvolveu e validou o primeiro método oficial do Brasil para análise de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) em pescado. O método, inicialmente desenvolvido com máquinas de café espresso adaptadas, permitiu que o país enfrentasse de forma eficaz os desafios impostos pelo desastre ambiental.
“Essa adaptação permitiu que a máquina de café espresso simulasse a técnica de extração por líquido pressurizado, um método analítico que utiliza pressão para forçar um solvente através de uma matriz sólida, como uma amostra, com o objetivo de extrair os compostos de interesse. O procedimento consistia em colocar as amostras de pescado dentro de cápsulas de café espresso, onde eram então extraídas de maneira similar à preparação de um café, demonstrando uma abordagem criativa e eficiente para a análise de contaminantes em alimentos. Esse método foi validado conforme as diretrizes do MAPA e da União Europeia, tornando-se o primeiro método oficial do Brasil para análise de contaminantes petrogênicos em pescado”, destaca.
A pesquisadora, que se tornou a primeira Cientista de Alimentos do Brasil a receber o reconhecimento da CAPES por sua tese, considera que este prêmio representa uma validação não só do esforço pessoal, mas também da importância de sua pesquisa para o Brasil.
“Ser reconhecida como uma das melhores teses do país é uma honra imensa, e isso reforça o impacto das contribuições do meu projeto na solução de desafios reais e na promoção de uma ciência profundamente conectada com as demandas da sociedade”, disse.
A relevância da pesquisa de Ana Paula também foi destacada pela UFSC, que concedeu a ela o Prêmio de Inovação em Processos, pelo desenvolvimento de métodos inovadores para avaliar a contaminação de pescado.
No cenário internacional, sua atuação foi destacada na Brazil Conference at Harvard & MIT, um dos mais prestigiados encontros acadêmicos brasileiros no exterior, realizado na Universidade de Harvard e no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Na ocasião, Ana Paula recebeu o Prêmio de Pesquisadora Destaque, um reconhecimento pelo impacto significativo de sua pesquisa desenvolvida no Brasil.
Prêmio Talentos CFQ
Além do reconhecimento da CAPES, Ana Paula também foi uma das finalistas do Prêmio Talentos CFQ 2024. A premiação, que reconhece a contribuição de profissionais e empresas da área da Ciência da Química no Brasil, destacou sua contribuição na categoria “Química Industrial ou Tecnologia”. A pesquisadora ficou em segundo lugar e recebeu uma menção honrosa pelo Conselho Federal de Química (CFQ).
“Iniciativas como o Prêmio Talentos CFQ são fundamentais para dar visibilidade ao trabalho de pesquisadores brasileiros, mostrando que, mesmo diante de desafios estruturais e econômicos, é possível produzir ciência de excelência com impacto prático. Essa valorização fortalece a percepção pública sobre a relevância da Química, evidenciando seu papel na solução de questões estratégicas e no desenvolvimento sustentável. Além disso, ao reconhecer e divulgar esses esforços, o prêmio inspira novas gerações a ingressarem na área, promovendo a formação de profissionais comprometidos com o avanço científico e o progresso do país”, finaliza.