Entre as novidades da Fiat mais aguardadas ainda para 2025 está o Fiat 500 híbrido, ou melhor, o Torino. Ele se parecerá muito com o 500 elétrico e chegará em novembro, ou seja, alguns meses antes do previsto, provavelmente para conter ao máximo a queda nas vendas da Stellantis na Europa.
Como sabemos, ele será produzido na Itália, na fábrica de Mirafiori, e agora há uma data para o início dos trabalhos de adaptação das linhas de montagem na fábrica: abril de 2025. Os primeiros protótipos devem começar a rodar por lá em testes na sequência.
Primeiros protótipos em maio
Os trabalhos na fábrica começarão em abril com o objetivo de construir os primeiros protótipos em maio e, assim, iniciar as atividades de desenvolvimento preparatórias para o início da produção. Portanto, a fábrica de Mirafiori será fechada em abril para permitir a instalação do novo equipamento e prosseguir com as verificações da fábrica. Nesse período, portanto, a produção do 500 elétrico será suspensa e será retomada em maio.

Prosseguimento do plano para a Itália
O trabalho na fábrica de Piemonte (ITA), como a Stellantis destaca, faz parte das atividades preparatórias para a implementação do Plano Itália, que coloca a Itália no centro das estratégias do grupo.
Conforme escrito em dezembro, Stellantis pretende aumentar o número de modelos em produção, tanto elétricos quanto híbridos, e salvaguardar os níveis de emprego naquele país, iniciando processos para induzir, atualizar e requalificar os funcionários. “Todas as fábricas italianas permanecerão ativas”, disse em dezembro de 2024 Jean-Philippe Imparato, chefe interino da Stellantis para a Europa, “e já em 2026 a capacidade de produção crescerá graças aos novos modelos”.
Cada fábrica seguirá um cronograma de produção dedicado até 2032. Ao mesmo tempo, todos os novos modelos fabricados na Itália – com exceção do DS No. 8 – estarão disponíveis nas versões híbrida e elétrica, ao contrário dos planos do ex-CEO Carlos Tavares.
Fábrica na Itália | Produção atual | Plano para 2030+ |
Mirafiori |
Fiat 500e Maserati Granturismo Caixas de câmbio eDCT |
Fiat 500 híbrido (2025) Fiat 500e restyling (bateria) Fiat novo 500e |
Modena |
Maserati MC20 Projeto de alto nível |
– |
Atessa |
Fiat Professional Ducato Peugeot Boxer Citroen Jumper Opel Movano |
Linha de VANs grandes Nova versão de VAN grande |
Cassino |
Alfa Romeo Stelvio Alfa Romeo Giulia Maserati Grecale |
Alfa Romeo Stelvio (2025) Alfa Romeo Giulia (2026) Novo carro-chefe |
Pomigliano d’Arco |
Fiat Pandina Alfa Romeo Tornale Dodge Hornet |
Fiat Pandina (até 2030) Novo Fiat Pandina 2 modelos STLA Small (2028) |
Melfi |
Jeep Compass Jeep Renegade Fiat 500X |
|