Com a popularização das dietas e a procura por produtos rotulados como zero calorias ou “light”, muitas pessoas se perguntam se esses alimentos realmente não têm impacto no corpo. A promessa de comer sem culpa é tentadora, mas nem sempre corresponde à realidade.
Produtos zero calorias podem ser consumidos de forma equivocada
De acordo com a nutricionista Fernanda Maniero, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, a ideia de que produtos zero calorias podem ser consumidos sem limites é equivocada. “Mesmo alimentos sem calorias podem conter adoçantes ou outros componentes que influenciam o metabolismo, aumentam o apetite e, muitas vezes, criam uma falsa sensação de segurança. Isso pode levar a um consumo maior de calorias de outras fontes”, alerta a especialista.
Leia também
-
Caminhada 6-6-6: conheça a técnica que acelera a queima de calorias
-
8 alimentos com pouquíssimas calorias para emagrecer e perder gordura
-
3 esportes que queimam mais calorias e impulsionam a perda de peso
-
Três alimentos para comer à vontade e que quase não têm calorias
Alguns alimentos realmente possuem poucas ou praticamente nenhuma caloria, como água, chás sem açúcar e vegetais ricos em água, como alface, pepino e rúcula. “Esses produtos são naturalmente pouco calóricos e podem ser incorporados à dieta de forma saudável, mas sempre dentro do contexto de uma alimentação equilibrada”, explica Fernanda.
Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Leave a Reply
Cancelar resposta