Escolas públicas do DF alinham-se à Política Nacional do Ensino Médio – Secretaria de Estado de Educação


Aumento da carga horária da formação geral básica é uma das mudanças

Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF

 

FOTO_CAPA-novo_ensino_medio-300x169 Escolas públicas do DF alinham-se à Política Nacional do Ensino Médio – Secretaria de Estado de Educação

Organização dos Itinerários Formativos alinhados às áreas do conhecimento visa a fomentar a carreira profissional dos estudantes | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

No ano letivo de 2025, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) coloca em prática a Política Nacional do Ensino Médio (Pnaem) em todas as unidades escolares da rede pública que ofertam essa etapa da educação básica. Com uma nova matriz curricular, uma das principais mudanças é o aumento da carga horária da formação geral básica e alinhamento dos Itinerários Formativos com o aprofundamento das áreas de conhecimento.

 

Para viabilizar a implementação da Pnaem, foi elaborada pela SEEDF e aprovada pelo Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF) nova matriz curricular para a rede pública de ensino do DF. A nova matriz está alinhada às determinações da Lei nº 14.945/2024 e às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

 

A organização curricular definida pela Pnaem amplia as oportunidades dos estudantes, promovendo uma formação integral que alia conhecimento teórico e experiência prática. Com foco no fortalecimento do protagonismo juvenil, a Pnaem busca preparar os jovens tanto para o mundo do trabalho quanto para a continuidade de sua trajetória acadêmica no ensino superior.

 

Para isso, oferece os Itinerários Formativos de Aprofundamento, que permitem aos estudantes aprofundar seus estudos em áreas de interesse. Essas trajetórias estão reunidas no Catálogo de Percursos Educacionais Estruturados, possibilitando uma formação personalizada, com uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar que rompe as fronteiras tradicionais entre os componentes curriculares, conectando as aprendizagens à realidade profissional e acadêmica.

 

Nos Itinerários, os estudantes podem se identificar com macroáreas temáticas, como por exemplo: cidadania e civismo, multiculturalismo, ciência e tecnologia, economia, saúde e meio ambiente, dentro de disciplinas que envolvem ciências humanas e sociais aplicadas, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, entre outros.

Avaliação

 

Outra mudança relacionada à Política refere-se ao processo avaliativo que possibilita um acompanhamento mais próximo do rendimento escolar de cada estudante e permite a identificação de eventuais fragilidades e o planejamento de intervenções pedagógicas alinhadas ao perfil e às necessidades individuais.

 

Na SEEDF, a Diretoria de Ensino Médio (Diem), por meio de sua Gerência de Desenvolvimento Curricular e Gestão Pedagógica no Ensino Médio (Ccpem), vinculada à Subsecretaria de Educação Básica (Subeb), juntamente com as demais áreas técnicas da SEEDF, acompanham com dedicação toda a integralidade da implementação da Pnaem.

 

Estudantes, professores e gestores podem conhecer os documentos orientadores para a nova organização do ensino médio no site da SEEDF.



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jornalismodigitaldf.com.br

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