Unidade escolar engajou 157 estudantes e conquistou o 1º lugar na categoria Escola Cidadã
Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF

Na 13ª edição, o concurso premiou cinco estudantes da EC Kanegae, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.
A última quarta-feira (23) foi um dia de festa para a Escola Classe (EC) Kanegae, localizada na área rural do Riacho Fundo 1. A unidade escolar recebeu a premiação do 13º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU), realizado no ano passado, cujo tema foi “Cidadania Digital: Acesso e Educação para a Democracia“. Na instituição, cinco estudantes, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental foram premiados na categoria Escola Cidadã.
O concurso contou com a participação de 32 escolas do DF e a premiação ocorreu este ano. Nele, dividiram-se estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, que participaram com desenhos, já os de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o ensino profissionalizante participaram por meio da redação. Na EC Kanegae, 157 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental engajaram-se no concurso, junto com oito professores, por meio de um plano de mobilização.

Os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental participaram com desenhos | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.
Além da produção dos desenhos, o plano de mobilização desenvolvido pela escola apresentou algumas ações importantes. Dentre elas, a produção da Caixa do Desabafo, para os estudantes compartilharem experiências sobre o tema anonimamente; a leitura do livro “Somos todos extraordinários”, de Raquel Jaramillo Palacio; palestras e discussões sobre cidadania digital e ética no ambiente online; utilização de sites e jogos educativos, como Plenarinho, Genially, Interland; exposição de cartazes sobre o tema para toda a escola; convite e incentivo para os pais explorarem o tema com os filhos durante o recesso escolar, entre outros.
A diretora da EC Kanegae, Schirley Rocha, destacou a relevância de falar sobre cidadania nos dias de hoje. “A cidadania está presente em tudo que fazemos, agora também em um ambiente digital, no qual formamos alunos conscientes, éticos e preparados para o desafio do mundo atual”. Ela ainda acrescentou que “as professoras, coordenadoras e toda a equipe escolar contribuíram significativamente para que a escola recebesse esse prêmio”.
Premiação

O estudante de oito anos, Bernardo Vitor da Silva, do 3º ano, foi um dos ganhadores da categoria Escola Cidadã | Foto: Jotta Casttro, Ascom/SEEDF.
Durante o evento, foram apresentados os trabalhos realizados pelos alunos da escola que abordaram temas como conectividade, computador, e os perigos de conversar com estranhos na internet. Nesta edição, o concurso premiou cinco estudantes da EC Kanegae, do 1º ao 5º ano.
O estudante do 3º ano do ensino fundamental e um dos vencedores da categoria Escola Cidadã, Bernardo Vitor da Silva, de oito anos, contou o que aprendeu com o trabalho. “Eu aprendi que você não pode sair postando qualquer coisa na internet, nem falar com qualquer pessoa. Temos que tomar cuidado com essas coisas. Achei muito legal e ganhei um patinete!”, celebrou
Cidadania digital
A subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do DF, Iêdes Braga, e a secretária-executiva da Controladoria-Geral da União, Eveline Brito, estiveram presentes no evento. Iêdes Braga destacou o orgulho de ter uma escola de campo vencedora de um concurso tão prestigiado.
Leia também
“Tenho uma alegria enorme em voltar aqui na Kanegae, uma escola do campo que respeita muito a questão do território. Um prêmio como esse que vocês estão recebendo hoje deve ser motivo de orgulho para os professores, para os estudantes e para toda a comunidade escolar. Nós temos o compromisso com a ética cidadã também no meio virtual, então eu parabenizo muito a escola”.
Já a secretária-executiva da CGU, Eveline Brito, jogadora confessa de “Minecraft”, interagiu com os estudantes e abordou a relação entre o digital e a vida offline. “No Minecraft, nós construímos os nossos mundos, a gente escolhe aqueles bloquinhos e vai construindo, não é isso? A nossa vida também é construída, com ética, respeito ao outro, cidadania, onde todo mundo possa viver em paz. É preciso evitar mentiras, construir muros contra o preconceito, e é isso que a gente faz no dia a dia, para que vocês vivam num mundo cada vez melhor“.
O tema do 14º Concurso de Desenho e Redação da CGU, o tema será “O clima está mudando, e você?”.