EPR vence o Leilão do Lote 6 do Paraná e investirá R$ 20 bilhões em 660 km de rodovias


No último leilão de 2024, realizado nesta quinta-feira (19/12), na B3, em São Paulo (SP), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes (MT) concederam o Lote 6 das Rodovias Integradas do Paraná ao Consórcio Infraestrutura PR. Representado pela corretora Necton Investimentos, o consórcio é formado pelas empresas EPR 2 Participações S.A. e Perfin Voyager, especialistas em investimentos em concessões de rodovias e mobilidade. A concessionária ofertou 0,08% de desconto na tarifa de pedágio.

O contrato de 30 anos prevê um aporte de R$ 20,11 bilhões para obras e melhorias, beneficiando o Paraná e regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O lote compreende 662,1 quilômetros de rodovias, incluindo trechos das BRs 163, 277 e 469, além das estradas estaduais PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483.

Esse é o maior projeto rodoviário do Paraná, com investimentos que abrangem a duplicação de 462 quilômetros, implantação de 31 quilômetros de faixas adicionais, 87 quilômetros de vias marginais e 13 quilômetros de contornos. Entre as melhorias também estão previstas a construção de 38 passarelas, 14 passagens de fauna, três Pontos de Parada e Descanso (PPDs) e 21 quilômetros de iluminação na Serra. Considerada a principal rodovia do Paraná, a BR 277 é rota para o porto de Paranaguá, o segundo maior do Brasil.

Para o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, o leilão simboliza uma revolução na infraestrutura rodoviária do Brasil. “Esse projeto robusto é resultado de um trabalho integrado e transparente. A ANTT, em parceria com o Ministério dos Transportes e Infra S.A., entregou uma estratégia de transferência de ativos à iniciativa privada, avançando em obras públicas e reabilitação de contratos antigos. Este é um marco que deve inspirar outros estados”, celebrou Vitale.

Jorge Bastos, diretor-presidente da Infra S.A, celebrou o êxito do certame e destacou a relevância do projeto e a parceria da instituição com os estudos que viabilizaram o leilão. “O ano foi vitorioso em leilões e estamos encerrando com um trabalho brilhante da ANTT. Este projeto garante obras importantes, tarifas justas e milhares de novos empregos. Vai reduzir custos logísticos, aumentar a segurança viária e fortalecer a competitividade do setor produtivo. O Paraná está em excelentes mãos”, afirmou Bastos.

Impactos no Paraná e no Brasil

O Lote 6 conecta regiões estratégicas, como Guarapuava, Cascavel e Francisco Beltrão, além de três interligações internacionais com o Paraguai. A duplicação da BR-277 é um dos destaques, contemplando o trecho entre Cascavel e Matelândia, que completa a ligação duplicada até Foz do Iguaçu. Obras importantes também estão previstas nas rodovias PR-158, PR-280 e PR-483, abrangendo desde Cascavel até Pato Branco e Nova Laranjeiras.

O setor produtivo também será impactado positivamente. No Oeste do Paraná, região de maior crescimento econômico do estado, a melhoria nas rodovias deve beneficiar o cooperativismo e indústrias alimentícias, reduzindo custos logísticos e ampliando a competitividade. Segundo estimativas, o projeto gerará 289 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda.

Renan Filho, ministro dos Transportes, reforçou o papel do Paraná no cenário nacional. “Com esses leilões, o estado será um exemplo de infraestrutura e crescimento. Concluímos 66% do pacote e em 2025 leiloaremos mais dois lotes. O Paraná será ainda mais forte e influente no Brasil”, disse o ministro.

A concessão também consolida o Brasil como líder mundial em projetos rodoviários. Somente este ano, foram sete leilões que geraram R$ 82 bilhões em contratos. “Essa é uma verdadeira transformação na logística brasileira. ”, concluiu Rafael Vitale.

A assinatura do contrato está prevista para abril de 2025. A cobrança da tarifa de pedágio em nove praças deve começar até maio, alinhada ao cronograma de implantação das melhorias.

Assista, na íntegra, à transmissão do Leilão do Lote 6 Paraná

 



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