Educação apresenta resultados da ProvaDF 2024 a gestores  – Secretaria de Estado de Educação


Encontro reuniu articuladores para discutir dados e planejar intervenções pedagógicas

Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF

 

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A SEEDF realizou a apresentação e a análise dos resultados da ProvaDF 2024 no auditório da Eape | Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realizou, nesta sexta-feira (14), o encontro de apresentação e análise dos resultados da ProvaDF 2024. O evento acontece no auditório da Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais de Educação (Eape), durante todo o dia, com a participação de aproximadamente 100 gestores educacionais. O objetivo é subsidiar a tomada de decisões pedagógicas voltadas à melhoria da aprendizagem dos estudantes da rede pública.

 

A avaliação da ProvaDF 2024 integra a implementação do Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal (SipaeDF), com o objetivo de analisar o desempenho dos estudantes da rede pública em diferentes etapas do processo de ensino e aprendizagem. Instituído desde julho de 2024, o novo sistema representa um marco significativo para a educação pública do DF.

 

Presente no evento, a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, disse estar muito otimista com o SipaeDF. “A avaliação é o nosso GPS para indicar o melhor percurso e recalcular a rota quando necessário”, enfatizou. “A avaliação das políticas públicas e dos programas da Secretaria de Educação apontam o quanto estamos sendo efetivos em atingir os objetivos planejados. É a avaliação que vai nos dar esse retrato de cada escola, para traçar planos, metas e projetos que supram essas necessidades específicas”, ponderou a gestora.

 

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A avaliação é o nosso GPS para indicar o melhor percurso e recalcular a rota quando necessário.

Hélvia Paranagua, secretária de educação do DF

 

A SEEDF mobilizou 372 instituições educacionais públicas para a aplicação da ProvaDF 2024, em dezembro do ano passado. Essa foi a primeira edição da avaliação, voltada aos estudantes do 2º e 5º anos do ensino fundamental, e envolveu 2.702 turmas e 47.432 estudantes. Nessa etapa de ensino, os participantes foram avaliados em língua portuguesa e matemática.

Apresentação e análise dos resultados da ProvaDF

 

A atividade realizada na Eape foi organizada pela Gerência de Avaliação de Redes de Ensino e Exames (Gare) e integra o SipaeDF. Durante a manhã, os dados consolidados da avaliação foram apresentados e discutidos por representantes da Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Fundação CAEd), responsável pela aplicação da avaliação da Prova Brasil 2024.

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Durante a manhã, os dados da avaliação foram apresentados por representantes da Fundação CAEd | Mary Leal, Ascom/SEEDF.

 

À tarde, foi realizada uma oficina técnica para orientar os participantes na análise detalhada dos resultados e no planejamento de intervenções pedagógicas mais eficazes. “Esse momento é fundamental para apoiar as escolas no uso dos dados e na construção de estratégias que atendam de maneira específica às necessidades dos estudantes”, destacou a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Francis Ferreira.

 

O evento também contou com a presença da subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, e da subsecretária de Educação Inclusiva e Integral, Vera Lúcia Barros. Além disso, participaram os coordenadores das Regionais de Ensino, coordenadores intermediários, articuladores de avaliação, chefes das Unidades Regionais de Planejamento Educacional e de Tecnologia na Educação (Uniplats) e chefes das Unidades Regionais de Educação Básica (Uniebs) de todas as 14 CREs.

Diagnóstico detalhado da aprendizagem

 

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A Fundação CAEd, responsável pela aplicação da Prova Brasil 2024, apresentou os dados à SEEDF em fevereiro | Foto: Bruno Grossi, Ascom/SEEDF.

 

Lina Kátia Mesquita, diretora da Fundação CAEd, apresentou a análise dos resultados em uma reunião prévia ao evento na Eape, ainda em fevereiro. Os dados gerados oferecem um diagnóstico detalhado sobre o nível de aprendizagem dos estudantes e orientam ações de gestão e de ensino em todas as etapas da educação básica.

 

Os relatórios trazem informações organizadas por aluno, turma, escola e regional, permitindo que a gestão educacional atue de maneira mais precisa e personalizada”, explicou. Segundo ela, a ProvaDF contribui para identificar competências já consolidadas e aquelas que ainda exigem atenção, além de fornecer insumos para o fortalecimento do processo de alfabetização e das etapas escolares seguintes.

 

A diretora também ressaltou a relevância do segundo ano do ensino fundamental como etapa decisiva para a consolidação da alfabetização, primordial para o sucesso dos estudantes no ensino médio. “Esse diagnóstico permite que a rede pública oriente suas ações em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assegurando que os estudantes desenvolvam as habilidades necessárias para avançar com qualidade”, completou Lina Kátia.

Próximos passos

 

Ao longo de março, a SEEDF compartilhará com as unidades de ensino os dados já detalhados para as Uniplats e as Uniebs. A articulação com as escolas pretende garantir que as intervenções pedagógicas sejam realizadas com base em evidências concretas, promovendo a aprendizagem efetiva e a equidade educacional.

 

O encontro desta sexta-feira (14) reafirma o compromisso da SEEDF com a melhoria contínua da educação pública do Distrito Federal, utilizando os resultados da ProvaDF 2024 como uma das bases sólidas para o SipaeDF, garantindo a formulação de políticas e práticas pedagógicas que atendam às necessidades dos estudantes.

 

 

 



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jornalismodigitaldf.com.br

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