Evento marcou integração entre pesquisa científica e prática pedagógica
Por Giordano Bazzo, Ascom/SEEDF

O evento contou com o lançamento das edições 38 e 39 da Revista Com Censo, e da edição 4 da Revista Com Censo Jovem | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.
A Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Uni-Eape) realizou, na última sexta-feira (4), o lançamento das edições nº 38 e nº 39 da Revista Com Censo (RCC), além da edição nº 4 da Revista Com Censo Jovem. O evento, que aconteceu na sala 62 da Eape, também marcou a apresentação oficial do Projeto Caravanas RCC, iniciativa que promoverá o uso pedagógico da revista nas Coordenações Regionais de Ensino (CREs) ao longo de 2025.
A edição nº 38 da Revista Com Censo (impressa) apresenta o dossiê temático “O Papel do Periódico Científico na Educação Básica“, reunindo artigos que discutem a importância das publicações científicas como instrumento de formação continuada para professores e estudantes. Durante o lançamento, autores compartilharam suas perspectivas sobre como os periódicos podem transformar a prática pedagógica e incentivar a cultura de pesquisa nas escolas.
Já a edição nº 39 (online) traz uma seleção diversificada de artigos e relatos de experiência do fluxo contínuo, com destaque para entrevistas especiais sobre diversidade linguístico-cultural e ciência política. “Essa diversidade de temas reflete a riqueza de experiências e pesquisas desenvolvidas pelos profissionais da nossa rede,” destacou André Arantes, que assume agora como novo editor-chefe da publicação, substituindo Raquel Moreira, que deixa o cargo após importante contribuição para o crescimento da revista.
Democratização do conhecimento
Linair Moura Barros Martins, chefe da Eape, destacou a importância do periódico para a Secretaria de Educação. “A revista compõe um tripé de formação, pesquisa e publicação. Por meio da revista, realizamos várias ações que promovem a pesquisa, que incentivam o professor a ser um pesquisador do chão da escola.”
Linair ressaltou o papel democratizador da publicação. “É a democratização de um mundo que é muito seleto. Nosso professor também tem autoridade porque ele é legítimo, é ele que está no chão da escola.” A Revista Com Censo está hospedada na plataforma OJS, internacionalmente reconhecida, permitindo que os trabalhos sejam acessados globalmente.
Revista Com Censo Jovem: protagonismo estudantil na pesquisa científica

A equipe da Revista Com Censo Jovem participou do evento e reforçou as inscrições para a quinta edição | Foto Mary Leal, Ascom/ SEEDF.
Outra edição que foi lançada na última sexta-feira (4), foi a quarta publicação da Revista Com Censo Jovem. “Esse periódico tem um potencial diferenciado porque publica trabalhos escritos pelos estudantes com a orientação dos professores. Diferentemente de muitas revistas onde nem sempre o aluno é protagonista,” explica Bárbara Carolina Boaventura, editora-chefe da publicação.
Leia também
Criada em 2022, a revista já prepara a sua quinta edição, prevista para outubro de 2025. “A revista ainda está na fase de captação de trabalhos, que podem ser artigos ou relatos de experiência de todos os alunos da rede, desde a educação infantil até o ensino médio,” destaca Boaventura. As inscrições estão abertas até 10 de maio.
A professora Valéria Pereira Soares, do Centro de Ensino Especial (CEE) 01 de Sobradinho, compartilhou sua experiência ao orientar alunos do 8º e 9º ano em uma publicação. “Nosso objetivo era preparar esses alunos para a iniciação científica na educação básica. Pesquisa, levantamento de dados, resultados, e adaptar essa pesquisa para um artigo.”
Projeto Caravanas RCC
Um dos destaques do evento foi o lançamento do Projeto Caravanas RCC, que levará exposições e oficinas de escrita científica às CREs durante todo o ano de 2025. A iniciativa busca fortalecer o letramento científico entre professores e promover o uso da revista como ferramenta pedagógica.

A exposição itinerante das capas RCC ocorreu nos corredores da Eape | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.
“A proposta de levar o acervo e promover oficinas de escrita científica é uma maneira excelente de fortalecer o uso da revista como um recurso pedagógico ativo nas salas de aula,” comentou Raquel Moreira, editora-chefe da RCC. “A interação com os autores e a possibilidade de discutir experiências práticas vai ajudar a criar um ambiente colaborativo, onde os professores podem trocar ideias e se inspirar mutuamente.”
Durante o evento, os participantes puderam visitar a Exposição Itinerante das Capas RCC e participar de uma dinâmica sobre ludicidade preparada pelos professores José Montanha e Rafaela Eleutério.