Por: Jornalista Kelven Andrade
O deputado distrital Eduardo Pedrosa se pronunciou recentemente sobre as dificuldades enfrentadas por alunos autistas nas escolas do Distrito Federal. Em suas redes sociais, Pedrosa destacou a inadequação dos modelos de ensino atuais, que muitas vezes se dizem inclusivos, mas acabam por excluir os alunos autistas devido à falta de suporte especializado.
A Realidade das Escolas e o Desafio da Inclusão
Eduardo Pedrosa sublinhou que muitas escolas no Distrito Federal adotam modelos de ensino que, embora proclamem inclusão, falham em oferecer o suporte necessário para as crianças e adolescentes autistas. “Ontem nós nos deparamos com essa matéria e é muito triste que a gente veja isso, ainda mais nesse mês, que é o mês do orgulho autista”, declarou o deputado. Ele ressaltou a necessidade urgente de revisar e discutir esses modelos para assegurar que os alunos autistas recebam o apoio adequado.
Durante sua fala, Pedrosa mencionou que muitos pais enfrentam dificuldades para matricular ou desmatricular seus filhos em escolas que não oferecem o suporte necessário. Ele apontou que, ao invés de promoverem a inclusão, essas instituições acabam contribuindo para a exclusão dos alunos devido à falta de capacitação dos profissionais.
Projeto de Lei para Capacitação Profissional
Para enfrentar esse desafio, Eduardo Pedrosa elaborou um projeto de lei que obriga o governo a capacitar profissionais da educação e da saúde para atender de forma adequada as necessidades dos alunos autistas. O deputado expressou sua esperança de que a proposta seja aprovada ainda este ano pela Câmara Legislativa.
“A gente fez um projeto de lei que na Câmara Legislativa quero aprovar ainda esse ano, que é obrigando o governo a fazer capacitação de profissionais da educação. Também existe a necessidade de nomeação de profissionais da área de psicologia, terapeutas ocupacionais, para dar suporte a esses alunos nas escolas,” explicou.
Suporte e Desenvolvimento para Alunos Autistas
Pedrosa enfatizou a importância de garantir que o ambiente escolar seja propício para o desenvolvimento e respeito dos alunos autistas, permitindo-lhes crescer com dignidade e alcançar seu pleno potencial. “Hoje, o que a gente está vendo é que essas crianças, muitas vezes, estão no ambiente escolar sem ter alguém que entende como lidar com situações adversas,” observou.
O deputado reforçou a necessidade de ações práticas e a implementação de políticas que transformem o ambiente escolar em um espaço inclusivo e acolhedor para todas as crianças, especialmente para aquelas com autismo.
Conclusão
O lançamento deste projeto de lei pelo deputado Eduardo Pedrosa destaca um esforço significativo para melhorar a qualidade da educação e do suporte oferecido aos alunos autistas no Distrito Federal. Ao propor a capacitação obrigatória de profissionais de educação e saúde, Pedrosa visa garantir que essas crianças recebam o acompanhamento especializado que merecem, promovendo uma verdadeira inclusão no ambiente escolar.
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