Por: Jornalista Edvaldo Campos
Damião Miguel usou suas redes sociais recentemente para abordar um tema de extrema importância e, muitas vezes, mal compreendido: a depressão. Em um desabafo sincero, ele enfatizou que a depressão não é frescura e que doenças mentais precisam ser levadas a sério.
“Olá, amigos, passando aqui para dizer uma coisa para vocês: a depressão, ela não é frescura, a doença na mente não é frescura”, começou Damião. Ele criticou a visão simplista de que a depressão é resultado da falta de fé. “A gente vê muita gente dizendo: ‘Ah, mas a depressão é a falta de Deus’. Não, amigo. O grito de socorro de uma pessoa depressiva muitas das vezes é do soluço, é do choro, é do silêncio, é não se afastar, é não se isolar e nós precisamos entender isso.”
Damião falou com propriedade sobre o tema, destacando sua experiência pessoal com parentes que sofrem de depressão e sua própria luta contra a ansiedade. “Eu falo isso com propriedade porque tenho parentes com depressão. Eu falo isso com propriedade porque eu sofro de ansiedade e nós precisamos entender que o grito de socorro deles é o silêncio da alma.”
Ele enfatizou a importância de prestar atenção aos sinais e de oferecer apoio a quem está passando por esses momentos difíceis. “Observe mais, pergunte mais, procure se inteirar mais. Se o teu filho está tão isolado, às vezes um bate-papo, muitas das vezes conserta ou dá direção. Dá o discernimento que muitas das vezes ele não tem naquele momento.”
Damião alertou para o impacto devastador da depressão na vida das pessoas. “A depressão está matando, a doença da mente está transformando muita gente boa, muito trabalhador, muito jovem, muita mãe de família em refém do triste choro, amargurado e silencioso. É importante que a gente comece a entender isso e comece a contribuir de alguma forma. Converse, bate-papo, tente ajudar.”
Ele concluiu com uma mensagem de esperança e apoio, incentivando todos a estarem atentos e dispostos a ajudar. “Porque eu sei que você, assim como eu, como qualquer outro, gostaria de ver seu filho bem, ver seu amigo bem, seu pai, sua mãe, seu irmão e até você. Se você estiver passando por isso, entenda que precisa de ajuda. O seu grito de socorro pode salvar a sua vida, e o grito de socorro no silêncio do olhar da pessoa depressiva está dizendo para você: ‘Você pode me ajudar’ e você pode ajudar sim. Que Deus te abençoe sempre.”
As palavras de Damião são um chamado à ação para que todos nós sejamos mais atentos, compreensivos e dispostos a ajudar aqueles que lutam contra doenças mentais. Sua mensagem reforça a importância de reconhecer os sinais e oferecer apoio, mostrando que, juntos, podemos fazer a diferença.