O chá de gengibre é uma excelente opção para quem busca melhorar a saúde de forma natural. Com propriedades anti-inflamatórias e digestivas, ele auxilia no alívio de náuseas, fortalece o sistema imunológico e pode até ajudar no controle de açúcar no sangue.
O médico nutrólogo Wandyk Alisson, da clínica Eclissée, em Balneário Camboriú, afirma que o chá de gengibre é uma excelente bebida devido às suas propriedades terapêuticas.
“A infusão possui compostos bioativos, como o gingerol, que têm ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudando a reduzir inflamações e protegendo as células contra danos”, diz.
Além disso, o gengibre pode melhorar a circulação e auxiliar no controle da pressão arterial devido à sua capacidade de dilatar os vasos sanguíneos. “As propriedades antimicrobianas e antioxidantes também colaboram para o aumento da imunidade”, acrescenta o médico.
A nutricionista Letícia Lenzi, de Santa Catarina, complementa que o gengibre é rico em nutrientes como cobre, magnésio, potássio e vitamina B6. “Além de ser termogênico, o gengibre possui propriedades analgésicas, anticoagulantes, antibactericidas, antioxidantes, anti-inflamatórias, antieméticas (contra vômitos), desintoxicantes, digestivas, diuréticas e vasodilatadoras”, explica.
Para garantir que os benefícios do chá de gengibre sejam aproveitados de maneira eficaz, a quantidade consumida deve ser moderada. Segundo a nutricionista, a quantidade ideal de gengibre por dia varia entre 3 e 4 gramas.
“Excessos podem causar incômodos estomacais, aumento da pressão arterial e, em alguns casos, reações alérgicas”, alerta Letícia.
A nutricionista Priscila Desterro, do Instituto Gourmet, enfatiza que o consumo não é recomendado para gestantes e crianças menores de 2 anos. “O chá de gengibre deve ser consumido com cautela, especialmente por essas faixas etárias. Para adultos, o ideal são uma ou duas xícaras por dia”, afirma Priscila.
Como potencializar os benefícios do chá de gengibre?
Existem várias formas de potencializar os benefícios do chá de gengibre, combinando-o com outros ingredientes que complementam suas propriedades terapêuticas. A nutricionista Letícia compartilha algumas sugestões. Confira:
1 – Chá de limão e gengibre
Sozinho, o gengibre já é um excelente antioxidante e, quando combinado com o limão, os efeitos são amplificados. A fruta ajuda a eliminar toxinas, auxiliando no funcionamento do organismo e potencializando o poder anti-inflamatório e imunológico do gengibre.
A combinação é especialmente indicada para dores de garganta, gripes e resfriados.
2 – Chá de gengibre e canela
A canela, quando adicionada ao chá, é uma excelente aliada para quem busca emagrecer. Juntas, as substâncias ajudam a diminuir o acúmulo de gordura no corpo, além de auxiliar no controle do açúcar no sangue, colesterol e na regulação da pressão arterial.
3 – Chá de gengibre com hortelã
A infusão preparada com hortelã pode ajudar no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, possui função detox e é excelente para a digestão, promovendo bem-estar geral. Tomá-lo no fim do dia pode ajudar a prevenir azias e indigestões, além de oferecer um efeito relaxante, contribuindo para o descanso do corpo.
4 – Chá de gengibre com cúrcuma
Quando combinado com a cúrcuma, o gengibre potencializa ainda mais seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. As duas plantas são da mesma família e a cúrcuma, rica em curcumina, tem forte ação na redução de inflamações e no combate aos radicais livres. A combinação é uma excelente escolha para quem busca fortalecimento da saúde e combate a doenças inflamatórias.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!