Em setembro de 2024, o presidente do Conselho Regional de Química da 9ª Região (CRQ IX – Paraná), Edward Borgo, entregou o jogo educativo “Avançar para Reciclar” ao presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho, durante visita à sede da autarquia. Desenvolvido pelo Instituto de Promoção e Apoio à Reciclagem (Ínpar), o material tem como objetivo ensinar crianças sobre a importância da reciclagem. Também participaram da entrega a chefe da ASCOM do CFQ, Jordana Saldanha, e a superintendente do regional paranaense, Daniela Santos.
A proposta é aproximar o público jovem das questões ambientais, com foco na reciclagem de embalagens e na destinação adequada de materiais. Para Daniela Santos, a iniciativa é relevante para o CRQ-IX (PR), pois está em sintonia com a missão da entidade de promover o conhecimento e a aplicação responsável da Química, incluindo a educação ambiental.
“A área ambiental está vinculada à Química. As ações das empresas que impactam o meio ambiente envolvem os profissionais da área, pois é essencial o conhecimento da Química e sua aplicação em diversos setores da indústria, incluindo o desenvolvimento de soluções sustentáveis”, afirmou.
Tabuleiro
O material, no formato de tabuleiro, simula as ruas de uma cidade, onde os participantes devem fazer o descarte correto dos resíduos. Divididos em equipes, os jogadores recebem cartas com diferentes tipos de materiais, como recicláveis, pilhas, lâmpadas, pneus e óleo de cozinha. O objetivo é destinar corretamente cada item, e a equipe com o menor número de resíduos acumulados ao final vence.
Para tornar a experiência ainda mais divertida e educativa, algumas casas do tabuleiro trazem perguntas relacionadas à reciclagem, que os jogadores devem responder corretamente para avançar no jogo.
De acordo com o coordenador de projetos do Ínpar, Rafael Cesar da Costa, a ideia surgiu quando a equipe percebeu a escassez de ferramentas lúdicas que abordassem temas como reciclagem e educação ambiental de maneira envolvente e capaz de gerar engajamento.
“Ficamos oito meses no desenvolvimento, em parceria com a empresa de jogos educativos Brinqmutti, localizada em Ponta Grossa (PR). Durante esse período, criamos protótipos, realizamos testes com escolas e profissionais da área, até chegar à versão final, que hoje é comercializada em todo o Brasil”, explicou.
Expansão das Ações
A temática ambiental e o compromisso com a sociedade se alinharam aos valores do CRQ-IX, gerando uma parceria com o Instituto para promover a educação ambiental e os princípios da sustentabilidade.
Segundo Daniela Santos, as duas entidades estão negociando a formalização de um protocolo de intenções, com o objetivo de estabelecer uma cooperação para o desenvolvimento de um programa de intercâmbio e articulação institucional.
O Ínpar também planeja expandir suas ações em 2025, aplicando o material em escolas de todo o estado do Paraná. “Estamos montando o calendário de ações, mas com certeza teremos várias atividades ao longo do ano. Em 2024, o projeto alcançou 2.000 alunos em 30 escolas de 15 cidades”, concluiu Rafael.
Acesse o jogo aqui.