Por: Poliane Ketlen
O Governo do Distrito Federal (GDF) levou, nesta quinta-feira (22), uma série de ações voltadas para a conscientização sobre violência doméstica, oferecendo também serviços essenciais para as mulheres de Ceilândia. O evento, realizado pela Casa da Mulher Brasileira Itinerante, proporcionou um dia de palestras, exames e oficinas, reforçando o compromisso do governo com a segurança e o bem-estar das mulheres da região.
A professora Iracy Quinderé destacou a importância da iniciativa: “Hoje está bem legal aqui, né? Dá pra perceber que tem algumas pessoas que estão conversando com o psicólogo e a gente percebe que a maioria das pessoas precisam de uma mão, precisam de algo, de um incentivo, né? Porque às vezes acham que não é nada e deixam pra lá, e acabam sofrendo mesmo.”
A aposentada Raimunda de Fátima também comentou sobre o impacto das atividades: “Muitas mulheres não têm o conhecimento profundo do que estão sendo submetidas, né? Estão sendo agredidas verbalmente, fisicamente, mensalmente. Não se dão conta disso. E tendo uma palestra, tendo esclarecimento, às vezes elas se conscientizam mesmo que estão sendo realmente agredidas e tomam providências, pois elas têm que saber que têm o apoio necessário para isso, né? Um verdadeiro acolhimento.”
A iniciativa não só oferece suporte imediato, como também busca criar uma rede de proteção contínua para as mulheres, promovendo o fortalecimento da autoestima e a conscientização sobre os direitos das mulheres.
SAIBA MAIS