Estamos na semana da Black Friday e uma das compras mais procuradas desta época é por pacotes de viagem já que a temporada de férias começa no mês que vem.
E o Procon-SP alerta os consumidores que estão planejando viagens e passeios, porque no ano passado, o setor de turismo ficou em primeiro lugar na lista das empresas com mais reclamações registradas. Muitas queixas envolveram compradores de pacotes de pelo menos duas empresas, que pagaram, mas não conseguiram realizar as viagens.
Os especialistas do Procon paulista orientam os consumidores a pesquisarem sobre as empresas com as quais estão negociando a compra de passagens aéreas. Esse cuidado vale igualmente para viagens terrestres, cruzeiros marítimos, passeios e reservas em hotel ou de veículos – tanto com as empresas que vendem quanto as que serão contratadas para fazer o serviço.
Patrícia Dias, assessora técnica do Procon, recomenda que o consumidor entre em contato com as empresas para saber se as reservas de passagens, hospedagens e passeios foram efetivamente feitas em nome do consumidor.
No site do Procon-SP o consumidor pode obter informações sobre reclamações contra empresas, conhecer sites não recomendáveis ao verificar a origem das ofertas de viagens e ainda dicas importantes sobre os direitos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor durante as viagens.