O advogado amazonense Beto Simonetti, de 46 anos, foi reeleito nesta sexta-feira (31/1) para mais um mandato de três anos à frente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Sua chapa, a única na disputa, recebeu os 81 votos possíveis, com apoio unânime dos conselheiros federais da entidade.
A eleição ocorreu no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília (DF). A sede da OAB está temporariamente fechada após um incêndio ocorrido no ano passado. A posse da nova diretoria e dos conselheiros federais eleitos no fim de 2024 está marcada para este sábado (1º/2), também no STJ, às 9h.
Nos últimos anos, a disputa tem ocorrido em chapa única, tendência que se mantém desde 2013, última vez em que duas candidaturas concorreram à diretoria nacional.
Quem é Beto Simonetti
Natural de Manaus e advogado criminalista, Simonetti é formado em direito pela Universidade Nilton Lins e possui pós-graduação em direito penal e processo penal pela Universidade Federal do Amazonas. Ele é o segundo amazonense a presidir a OAB, sucedendo Bernardo Cabral.
Ao comentar sua reeleição, Simonetti destacou desafios enfrentados pela advocacia nos últimos anos.
“Tenho muito orgulho de ter presidido a OAB em um momento desafiador. Conduzi a Ordem para resolver os problemas do dia a dia do advogado, distante da disputa político-ideológica. Graças à união da profissão, conquistamos leis e decisões que nos ajudam a enfrentar ataques aos honorários e às prerrogativas”, afirmou.