As sessões de estudos começam em agosto, e as inscrições para o certame vão essa sexta (6)

Para participar do projeto, o primeiro passo é inscrever-se no Enem até a sexta-feira (6) | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.
Estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Altas Habilidades, Superdotação ou outros Transtornos Funcionais podem participar do projeto Enem Inclusivo e Especial 2025. A ação, idealizada pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), oferece aulas preparatórias acessíveis para que esses alunos tenham chances de alcançar uma vaga no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que está com as inscrições abertas até essa sexta-feira (6).
O projeto Enem Inclusivo e Especial conta com professores voluntários que ministram conteúdos das principais disciplinas do Enem, como matemática, física, química, redação, gramática, história, geografia, sociologia, filosofia, artes e língua estrangeira. Tudo adaptado às necessidades dos estudantes, com recursos de acessibilidade e atenção personalizada.
“Desde o início do projeto, em 2019, já atendemos centenas de estudantes. Para este ano, nossa expectativa é formar quatro turmas, cada uma com 15 alunos. As turmas reduzidas são essenciais porque atendemos estudantes com deficiência, o que demanda um acompanhamento mais próximo e personalizado”, afirma a subsecretária de Educação Inclusiva e Integral, Vera Lúcia Ribeiro.
Preparação especial

A subsecretária de Educação Inclusiva e Integral, Vera Lúcia Ribeiro, ressalta que o Enem Inclusivo e Especial foi pensado para reconhecer as diferenças e, a partir delas, garantir equidade | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.
As aulas preparatórias acontecerão em agosto no Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas), local que oferece estrutura adequada para o projeto. “Lá contamos com um laboratório de informática adaptado, espaço fundamental para as atividades de tecnologia com uso da nossa plataforma acessível”, explica Vera Lúcia. “Vamos utilizar todos os recursos necessários: comandos de voz, leitores de tela, intérpretes de Libras, apoiadores e professores, atuando como profissionais de apoio.”
A subsecretária destaca ainda a formação dos profissionais que participam da ação. “Nossos docentes são voluntários da própria rede pública, todos capacitados, pois nossa rede é inclusiva. Eles adaptam os conteúdos, trabalham com materiais acessíveis e oferecem um ensino realmente voltado para o desenvolvimento dos estudantes.”
Chamada à comunidade escolar
A Secretaria de Educação faz um apelo aos gestores, professores e coordenadores para que incentivem os estudantes com deficiência, TEA, altas habilidades ou transtornos funcionais a inscrever-se no Enem 2025. O trabalho da família também é fundamental nesse processo, e é importante que pais e responsáveis fiquem atentos ao prazo final das inscrições (6 de junho), e ajudem a garantir que ninguém fique de fora.
“As aulas são aos sábados e, por isso, é importante que os pais estejam juntos no processo, apoiando desde a inscrição até a presença nas aulas. A Secretaria oferece o lanche, camisetas, material didático e toda a estrutura necessária”, explica Vera Lúcia.