Horas após conversar com Vladimir Putin, Donald Trump procurou Volodymyr Zelensky para discutir os avanços nas discussões de paz Rússia e Ucrânia. O contato entre os dois presidentes aconteceu nesta quarta-feira (12/2).
Negociações avançam
- Uma das promessas de Trump em seu novo mandato como presidente dos EUA é mediar a paz entre Rússia e Ucrânia, em guerra desde fevereiro de 2022.
- As conversas sobre o tema avançaram nesta quarta-feira (12/2), após Trump e Putin conversarem por telefone.
- O presidente da Rússia convidou Trump para visitar a Rússia, e avançar nas possíveis negociações de paz.
“Acabei de falar com o presidente Volodymyr Zelensky da Ucrânia. A conversa correu muito bem. Ele, assim como o presidente Putin, quer fazer a PAZ”, disse Trump em uma publicação na rede social Truth.
Segundo o presidente norte-americano, diversos temas ligados à guerra na Ucrânia foram discutidos durante a conversa. Um dos principais foi um encontro entre autoridades ucranianas e uma delegação dos EUA na Conferência de Segurança de Munique, que começa na sexta-feira (14/2).
A expectativa é de que a delegação norte-americana, chefiada pelo vice-presidente do país, J.D. Vance, e o chefe da diplomacia dos EUA, Marco Rubio, iniciem as discussões de paz com lideranças da Ucrânia no evento que reúne lideranças mundiais, militares e diplomatas.
Zelensky, por sua vez, classificou a conversa com Trump como “significativa” e afirmou que os dois já estão “traçando nosso próximos passos para deter a agressão russa e garantir uma paz duradoura e confiável”.
Apesar da sinalização positiva do presidente ucraniano sobre o progresso das discussões de paz, Trump já deu diversos indícios de que o possível fim do conflito na Ucrânia pode frustrar os planos de Zelensky sobre o futuro do país no pós-guerra.