A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou neste domingo (2/2), de celebrações em homenagem à Iemanjá no Rio de Janeiro. Representando o compromisso do Ministério da Igualdade Racial (MIR) com a liberdade religiosa e o combate ao racismo religioso, a ministra Anielle participou do Presente para Iemanjá na pedra do Arpoador, em Ipanema, e da cerimônia dos Filhos de Gandhi, na praça Mauá, no bairro da Saúde, centro do Rio de Janeiro.
“Hoje é um dia importante para saudar todos os povos e comunidades de matriz africana, assim como de celebrar as raízes e herança africana que temos “, disse a ministra. “A figura e imagem de Iemanjá , em um país banhado pelo mar, é conhecida por todo o Brasil. Reconhecer e valorizar essa figura como fruto da nossa memória e história afro-brasileira é fundamental para garantirmos respeito e liberdade para as religiões de matriz africana e combatermos o racismo religioso. ”
Os organizadores no evento do Arpoador estimam que mais de dez mil pessoas tenham participado da homenagem, em que surfistas entregaram o presente para o mar. A celebração dos Filhos de Gandhi contou com uma roda de candomblé com o grupo Orin Dudu e lideranças religiosas.
“O MIR tem um compromisso com a promoção do respeito à liberdade religiosa e seguirá atuando com a Política Nacional para os Povos de Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana, junto com as lideranças religiosas”, defendeu a ministra.