Ancine reúne dados inéditos do impacto de 'Ainda estou aqui' no mercado de exibição


O cinema brasileiro celebra uma conquista histórica com a vitória de “Ainda Estou Aqui” no Oscar 2025. O filme, que vinha acumulando prêmios internacionais e quebrando recordes de bilheteria, reafirma a força da produção audiovisual brasileira ao levar a estatueta mais cobiçada do cinema mundial.

A Secretaria de Regulação da Ancine reuniu dados inéditos que demonstram o impacto do filme no mercado de exibição. Com mais de 5 milhões de espectadores e R$ 104,7 milhões em renda, “Ainda Estou Aqui” se consolidou como a terceira maior bilheteria nacional desde 2018, atrás apenas de “Minha Mãe é uma Peça 3” (2018) e “Nada a Perder” (2019).

O sucesso nas bilheteiras também se refletiu no desempenho do mercado audiovisual como um todo. Apenas em 2025, o filme foi responsável por 32% do público de filmes nacionais, contribuindo para um market share de 30,1% do cinema brasileiro no período. Sem a sua presença, a participação cairia para 22,1%.

Uma trajetória de sucesso

Desde sua estreia mundial no Festival de Veneza, onde venceu o prêmio de Melhor Roteiro, “Ainda Estou Aqui” construiu uma jornada notável. No Brasil, iniciou sua exibição em setembro de 2024 e logo ganhou projeção nacional. Com a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, o longa registrou um crescimento expressivo de público, com um aumento de 57% na semana seguinte e um impressionante salto de 122% na semana subsequente.

A indicação ao Oscar, anunciada em 23 de janeiro, foi outro ponto de virada, gerando um novo aumento de 89% no público semanal. A Semana do Cinema, em fevereiro, impulsionou ainda mais os números, com um crescimento de 174%, marcando a segunda melhor semana de exibição do filme desde a estreia.

Abaixo, a Ancine preparou, com dados do Sistema de Controle de Bilheteria – SCB, a cronologia do filme e seu desempenho de bilheteria, alavancado pelas sucessivas premiações.

Cronologia – lançamento e premiações:

  • 07/09/2024 – Festival de Veneza (2024): Prêmio de Melhor Roteiro.
  • 19/09/2024 – Lançamento inicial no Brasil – em apenas 1 sala (Salvador/BA).
  • 23/09/2024 – Escolhido pela Academia Brasileira de Cinema como o representante oficial do Brasil para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.
  • 14/10/2024 – Festival Internacional de Cinema de Vancouver: Prêmio do Público.
  • 14/11/2024 – Lançamento nacional em 765 salas de cinema. Público de 578.153 na 1ª semana.
  • 21/11/2024 – Segunda semana de exibição com ampliação do circuito para 893 salas e aumento de 38% de público: 796.776 espectadores.
  • 17/12/2024: Incluído na Shortlist (Pré-seleção) do OSCAR. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista dos 15 filmes pré-selecionados para a categoria de Melhor Filme Internacional, incluindo “Ainda Estou Aqui”.
  • 05/01/2025 – Globo de Ouro (2025): Fernanda Torres venceu na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama.
  • 02 a 08/01/2025 (9ª semana) – O filme encerra sua 9ª semana com aumento de 57% do público (121.909), impulsionado pela premiação no Globo de Ouro no domingo. A segunda-feira após o prêmio registrou aumento de público em relação ao final de semana, atingindo público de 16.000, trajetória que seguiu em alta até o final de semana seguinte.
  • 09 a 15/01/2025 (10ª semana) – Em sua décima semana novo aumento de público em 122% (271.110) já fortemente relacionado à premiação no Globo de Ouro.
  • 16 a 22/01/2025 (11ª semana) – O filme tem uma queda de 34% de público (177.931).
  • 23 de janeiro de 2025 – Foram anunciados os indicados oficiais ao Oscar 2025; “Ainda Estou Aqui” recebeu três indicações: Filme, Filme Internacional e Atriz.
  • 26/01/2025 – Satellite Awards – Melhor Atriz em Filme de Drama para Fernanda Torres.
  • 23 a 29/01/2025 (11ª semana) – Com a indicação ao Oscar ocorre nova alta expressiva de 89% atingindo 336.059 espectadores, melhor público desde a quarta semana. Com a renda desta semana o filme se tornou a TERCEIRA MAIOR BILHETERIA NACIONAL DESDE 2018.
  • 30/01 a 05/02/2025 (12ª semana) – Queda de 26%, ainda com público expressivo de 247.757.
  • 06 a 12/02/2025 (14ª semana) – “Semana do Cinema”:

Salto de público de 174% (De 248.883 para 682.202);
Segundo maior público semanal desde a estreia.
Maior nº de sessões (9.552) desde 05/12/2024.
Terceiro maior nº de salas desde a estreia (896).

  • 08/02/2025 – Prêmio Goya: Melhor Filme Ibero-Americano e Festival de Cinema de Roterdã (2025): Prêmio do Público.
  • 10/02/2025 – Gold Derby Film Awards: Venceu em quatro categorias (Melhor Filme, Filme Internacional, Roteiro e Atriz).
  • 20 a 26/02/2025 (16ª semana) – Filme ultrapassa 5 milhões de espectadores e passa a figurar entre as 15 maiores bilheterias nacionais de todos os tempos.
  • 2 de março de 2025 – “Ainda estou aqui” ganha o Oscar de Melhor Filme Internacional.
2803f835-ce32-4cd5-b7d8-c23b6fe55bf7 Ancine reúne dados inéditos do impacto de 'Ainda estou aqui' no mercado de exibição
Público semanal
de3f07ca-95df-4e99-9556-e628c4d8b893 Ancine reúne dados inéditos do impacto de 'Ainda estou aqui' no mercado de exibição
Público diário
2bc84b8d-09bb-4690-9352-6cf9a2ea01a7 Ancine reúne dados inéditos do impacto de 'Ainda estou aqui' no mercado de exibição
Comparação de público

Impacto no mercado

O desempenho de “Ainda Estou Aqui” reflete um momento positivo para o cinema brasileiro, destacando a importância de políticas públicas de incentivo ao audiovisual. A Ancine, por meio do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual – OCA, disponibiliza painéis interativos com dados sobre o mercado de exibição no Brasil, permitindo o acompanhamento em tempo real do impacto de produções como essa.

Para mais informações sobre o desempenho do filme e o mercado audiovisual brasileiro, acesse os painéis interativos do OCA aqui .

Um novo encontro do cinema brasileiro com a sociedade

O sucesso de “Ainda Estou Aqui” confirma o potencial da indústria audiovisual brasileira.

A trajetória desse sucesso aumenta a visibilidade do nosso mercado, amplia a repercussão artístico-cultural da nossa indústria, e, principalmente, marca o novo encontro do cinema brasileiro com a sociedade, consolidando o retorno do público às salas de cinema, que crescem para o interior e para novas cidades.

“Ainda Estou Aqui” é um filme de cinema para cinema, de brasileiros para brasileiros, do Brasil para o mundo. O filme representa o talento e a maestria do cinema brasileiro, e consagra esse grandioso momento do nosso cinema.

A Ancine parabeniza Walter Salles, Fernanda Torres, Selton Mello e toda a equipe técnica de “Ainda Estou Aqui” por toda a trajetória de sucesso do filme e pela premiação inédita em nossa cinematografia.

Viva o cinema brasileiro!



Source link

jornalismodigitaldf.com.br

Writer & Blogger

Related Posts:

  • All Post
  • Administrações
  • Cidades
  • DALVAN
  • DEPUTADA JACKELINE
  • DEPUTADO DISTRITAL EDUARDO PEDROSA
  • DEPUTADO DISTRITAL HERMETO
  • DEPUTADO DISTRITAL RICARDO VALE
  • DEPUTADO PEPA
  • Deputado Roberio Negreiros
  • Doutora Jane
  • ECONONIA
  • EDUARDO PEDROSA
  • EDUCAÇÃO
  • Educação
  • Entretenimento
  • ESPORTES
  • Famosos
  • Governo Federal
  • GUSTAVO AIRES
  • Iolando
  • Jaqueline
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Notícias
  • Noticias DF
  • Política
  • Rafael Prudente
  • SAUDE
  • SAÚDE
  • Segurança
  • Segurança Pública
  • SLU
  • Turismo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template
Suppose warrant general natural. Delightful met sufficient projection.
Decisively everything principles if preference do impression of.