Os anos 1990 foram particularmente especiais para os carros. A influência de filmes e séries estadunidenses e a reabertura das importações no Brasil mostraram que a tendência de SUVs tinha começado a surgir e viria para ficar. E é nesse contexto que, há trinta anos, nasceu a primeira geração do Kia Sportage.
Em agosto de 1995, nossos colegas da ADAC escreveram sobre o Kia Sportage: “Típico coreano. Não é um super carro, mas também não é ruim. E a um preço justo”. Eles tinham acabado de testar o pequeno SUV de 4,25 metros de comprimento. E elogiaram o “ágil” motor de quatro válvulas com dois eixos de comando de válvulas no cabeçote e uma potência de 130 cv, capaz de levar o jipinho coreano de 1,4 tonelada de 0 a 100 km/h em 14,7 segundos, números hoje dignos de carros hatchback com motor 1.0 aspirado.
Um Kia baseado na Mazda
Quando lançada, a primeira geração do SUV tinha motor 2.0 a combustão e se destacava por oferecer motorização diesel. Já o porta-malas, com apenas 300 litros, foi criticado. O Kia Sportage foi desenvolvido com base no Mazda Bongo. Ele compartilhava muitos componentes mecânicos com essa van de entrega compacta, como o motor, a transmissão (nas primeiras versões) e os diferenciais. Naquela época, a Kia ainda não fazia parte da Hyundai, mas sim de uma cooperação com a Ford e a Mazda. Por exemplo, o subcompacto Pride, também conhecido como Ford Festiva, é um derivado do primeiro Mazda 121.
Foto de: Kia
Com produção concentrada na Coreia do Sul e foco global, a Kia tinha grandes ambições para o seu SUV, chegando até mesmo a produzi-lo na Alemanha, na fábrica de Karmann. A partir do outono de 1998, o Sportage volta a ser produzido exclusivamente na Coreia do Sul e, em 1999, o formato da carroceria ganha novidades. Seguindo a mesma linha dos japoneses Suzuki Vitara e Mitsubishi Pajero IO, o SUV oferecia opções de 5 portas e um conversível de 3 portas.
A Kia desenvolveu inicialmente o carro no comprimento padrão, mas lançou uma versão estendida por volta de 1996. Esse modelo alongado, vendido principalmente nos mercados asiáticos com o nome de Sportage Grand, mas também como “Grand Wagon”, é caracterizado por uma carroceria 305 mm mais longa com a mesma distância entre eixos, um aumento no espaço máximo do porta-malas de 1.570 para 2.220 litros e a realocação da roda sobressalente da porta traseira para baixo do assoalho. Foi vendido no Brasil.
Os três motores do primeiro Sportage vieram da Mazda, começando com o motor a gasolina de quatro cilindros em linha FE-DOHC de 2,0 litros com 128 cv e o turbodiesel RF de 2,0 litros com 83 cv. Os modelos com motores a diesel eram em grande parte limitados aos mercados europeus, assim como a versão SOHC mais simples do motor FE de 2,0 litros de quatro cilindros em linha com eixo de comando de válvulas no cabeçote.
Foto de: Kia
O cockpit do primeiro Kia Sportage (1994-2002)
Fato interessante: o Kia Sportage de 1997 foi o primeiro veículo de produção no mundo a ser equipado com um airbag para os joelhos. Provavelmente uma reação ao comportamento desastroso em colisões. O Sportage obteve o pior resultado possível nos testes de colisão da ANCAP australiana – uma de cinco estrelas. Além de uma falha nos cintos de segurança, a estrutura do veículo também entrou em colapso.
Não foi um grande sucesso
A primeira geração do SUV (1993-2002) não foi um campeão de vendas mesmo em sua terra natal, a Coreia do Sul, e os modelos após a aquisição parcial da Kia pela Hyundai em 1998 (1997-2002) foram recolhidos duas vezes devido ao fato de as rodas traseiras se soltarem durante a condução.
Foto de: Kia
Kia Sportage de segunda geração
Foto de: Carswp
Hyundai Tucson 2004 a 2017
A primeira geração do Kia Sportage foi descontinuada em 2002 na Coreia do Sul e na Europa. Em 2003, a primeira geração começou a ser descontinuada na maioria dos mercados internacionais. Sendo oferecido em alguns países emergentes até 2005, quando a segunda geração, agora derivada do primeiro Hyundai Tucson, começou a chegar ao mercado global.