Por: Kelven Andrade
Com o objetivo de reforçar a rede pública de saúde e atender à crescente demanda por cuidados intensivos, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) contratou 65 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta na rede complementar. A medida integra um plano maior que prevê a contratação de mais de 340 leitos de UTI, em benefício da população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa busca ampliar a capacidade de atendimento a pacientes em estado crítico, garantindo assistência especializada, segura e em tempo oportuno. Em momentos de maior complexidade clínica, o acesso rápido a um leito de UTI pode ser decisivo para a recuperação do paciente.
O secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, destacou a importância da ação diante do cenário atual. “Ampliar o acesso a leitos de terapia intensiva é de extrema importância diante desse cenário de crescimento contínuo por esse tipo de cuidado. Buscaremos essa ampliação com abertura de novos leitos nos hospitais da Secretaria e com a contratualização com a rede suplementar”, afirmou.
A contratação dos leitos visa desafogar os hospitais públicos e reduzir o tempo de espera por vagas de UTI, o que contribui para salvar vidas e melhorar os indicadores de saúde da capital federal.
Com essa contratação inicial, a SES-DF reafirma o compromisso com a ampliação do acesso a serviços de saúde de alta complexidade e o fortalecimento da rede pública para atender com dignidade a população do Distrito Federal.