Tragédia no DF: Dois servidores do IBGE morrem carbonizados durante combate a incêndio florestal

0
41

Por: Jornalista Kelven Andrade

Dois servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) perderam a vida em uma tragédia ocorrida na tarde desta terça-feira (29/7), durante um incêndio florestal no Residencial Tororó, área situada entre São Sebastião e Santa Maria, em frente à Reserva Ecológica do IBGE. Os corpos de Valmir de Souza e Silva e Manoel José de Souza Neto, ambos com 65 anos, foram encontrados carbonizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

As vítimas, que atuavam como brigadistas do órgão, estavam trabalhando no combate às chamas que atingiram a vegetação da reserva. Segundo o CBMDF, as equipes foram acionadas às 15h37 para auxiliar nas buscas dos dois homens, que atuavam em um ponto diferente da área afetada. Minutos após o chamado, os corpos foram localizados e a área foi isolada para a atuação da Polícia Civil (PCDF) e da Polícia Militar (PMDF).

As causas do incêndio ainda não foram esclarecidas, e investigações serão conduzidas para apurar o que levou ao início das chamas e à morte dos servidores. O fogo já foi controlado pelas guarnições do Corpo de Bombeiros, que trabalharam intensamente para debelar o incêndio que devastava a região.

Diante da tragédia, o IBGE decretou luto oficial de três dias em homenagem aos servidores. Valmir e Manoel eram técnicos em planejamento e infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas e, segundo o instituto, desempenhavam papel essencial na preservação e proteção da área ambiental da reserva.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, foi informada da morte dos servidores durante uma coletiva de imprensa. Em um gesto de respeito e solidariedade, pediu um minuto de silêncio em memória de Valmir e Manoel.

A comoção gerada pela perda de dois profissionais dedicados à preservação ambiental reacende o alerta sobre os riscos enfrentados por brigadistas e servidores que atuam na linha de frente do combate aos incêndios florestais, especialmente em períodos de seca e calor intenso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here