Revalidação de inscrições para creches públicas começa nesta quinta (31) – Secretaria de Estado de Educação

0
11


Encaminhamentos ficam suspensos por 15 dias para garantir atendimento justo às famílias com prioridade

Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF


Capa-3-manual-das-creches-Andre-Amendoeira-1-1-scaled Revalidação de inscrições para creches públicas começa nesta quinta (31) – Secretaria de Estado de Educação

Entre os dias 28 e 30 de julho, as validações e encaminhamentos serão temporariamente interrompidos, em preparação para o início do processo de revalidação | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) inicia nesta quinta-feira (31) o processo de revalidação das inscrições de crianças na fila de espera por vagas em creches públicas. O atendimento será presencial e seguirá até o fim de agosto, conforme o cronograma de cada Coordenação Regional de Ensino (CRE). A ação faz parte da implementação do novo Manual de Procedimentos para Atendimento à Educação Infantil – Creche, que traz orientações atualizadas sobre critérios de pontuação, documentação e fluxo de atendimento.

 

A revalidação das inscrições é uma etapa fundamental para garantir que as vagas em creche sejam ocupadas de forma justa e transparente. Com a implementação do novo Manual de Procedimentos, buscamos assegurar que as famílias com maior prioridade sejam efetivamente atendidas“, destaca a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SEEDF, Francis Ferreira. “A atualização dos dados permite à Secretaria melhorar o planejamento da oferta e fortalecer o compromisso com a equidade no acesso à educação infantil.”

 

As Coordenações Regionais de Ensino (CREs) estão organizando seus atendimentos às famílias com base em sua estrutura física, no número de crianças inscritas e nas etapas da educação infantil (Berçário I e II, Maternal I e II). As famílias serão convocadas por WhatsApp, e-mail, telefonemas e redes sociais das regionais.

 

O atendimento será realizado nos turnos da manhã e tarde, com entrega de senhas por ordem de chegada ou agendamento prévio, conforme a respectiva CRE. Os servidores das Unidades Regionais de Planejamento Educacional e de Tecnologia na Educação (Uniplats), e algumas regionais contarão com apoio de estagiários, integrantes do programa Jovem Candango e outras equipes da rede pública para prestar o atendimento à população.

 

Validação e encaminhamentos suspensos temporariamente

 

Entre os dias 28 e 30 de julho, as validações e encaminhamentos estarão temporariamente suspensos, em preparação para o início do processo de revalidação, que será iniciado na quinta (31). A partir dessa data, os encaminhamentos regulares para vagas em creches continuarão suspensos por 15 dias úteis.

 

A medida é necessária para garantir que famílias com direito prioritário sejam atendidas com base nos novos critérios de pontuação, evitando que pessoas com menor prioridade ocupem vagas disponíveis.

 

Com a entrada em vigor do novo Manual, todos os cadastros no sistema serão atualizados. A ferramenta também reforça a transparência e o controle social sobre o processo de distribuição das vagas.



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here