sexta-feira, abril 18, 2025
spot_img
HomeEDUCAÇÃOCEF 102 Norte fortalece vínculos e cultura de paz com projeto Conviva...

CEF 102 Norte fortalece vínculos e cultura de paz com projeto Conviva – Secretaria de Estado de Educação


Iniciativa promove ações sobre direitos humanos, respeito às diferenças e combate ao bullying

Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

foto-capa-1-1-300x200 CEF 102 Norte fortalece vínculos e cultura de paz com projeto Conviva – Secretaria de Estado de Educação

Durante a atividade, os estudantes participaram de dinâmicas interativas que os levaram a refletir sobre cooperação e emoções | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

A consolidação de uma cultura de paz é um processo contínuo e coletivo que envolve não apenas os educadores, mas também os próprios estudantes, as respectivas famílias e a comunidade escolar. Esse é um compromisso levado a sério pelo Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte, que por meio do projeto Conviva, tem desenvolvido ações voltadas à formação humana e cidadã dos estudantes, com foco no respeito, na empatia e no fortalecimento das relações interpessoais.

 

Idealizado pela equipe gestora da escola, a iniciativa propõe a construção de um ambiente escolar mais saudável, seguro e acolhedor, por meio de ações pedagógicas que promovem o respeito às diferenças, os direitos humanos e o combate ao bullying e à discriminação.

 

O guarda-chuva do projeto são os direitos humanos. A cada bimestre, trabalhamos uma temática específica, que os professores inter-relacionam com os conteúdos em sala. Às vezes, dois ou três professores se unem para desenvolver um trabalho conjunto”, explica a diretora da escola, Viviane Coelho.

 

Logo, de forma interdisciplinar e formativa, o projeto acontece com atividades planejadas ao longo do ano letivo. Segundo a diretora, a proposta aposta na prevenção e na constância, ao invés de medidas punitivas isoladas. “Acreditamos que a questão punitiva não transforma comportamento, nem pensamento. E é isso que a gente precisa: transformar pensamentos, formar cidadãos respeitosos e gentis”, ressalta.

 

FOTO-1-diretora-Viviane-Coelho-300x200 CEF 102 Norte fortalece vínculos e cultura de paz com projeto Conviva – Secretaria de Estado de Educação

A diretora da escola, Viviane Coelho, aposta na prevenção e na constância de projetos de cultura de paz, ao invés de medidas punitivas isoladas | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

Oficina

 

Entre as ações já realizadas no escopo do Conviva, destaca-se uma oficina de comunicação não-violenta, conduzida pela especialista em parentalidade e inteligência emocional, Lua Barros. Durante a atividade, os estudantes participaram de dinâmicas interativas que os levaram a refletir sobre cooperação e emoções como medo, ansiedade e angústia.

 

Em uma das experiências, os alunos tentaram comer uma bala com o braço estendido e perceberam que só conseguiam se ajudassem mutuamente, reforçando a importância da coletividade.

 

As atividades são ajustadas para contemplar diferentes idades e os estudantes têm voz ativa na construção do projeto por meio de formulário realizado anualmente.

Ações desenvolvidas pela SEEDF

 

A iniciativa do CEF 102 Norte representa uma prática no fortalecimento da cultura de paz nas escolas. Esse trabalho é desenvolvido em rede com diversas entidades governamentais e atores, como as Secretarias de Segurança Pública, Saúde, Justiça e Cidadania, e da Mulher, além de instituições do sistema de justiça, como o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e o Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT).

 

A chefe da Assessoria Especial de Cultura de Paz da SEEDF, Ana Beatriz Goldstein, destaca como a Secretaria vem trabalhando essa integração com outros atores públicos. “Como em Educação ninguém faz nada sozinho, a Secretaria de Educação vem trabalhando em rede com diversos órgãos e outras Secretarias, em projetos preventivos e interventivos para a promoção da cultura de paz e da saúde mental dos estudantes e dos profissionais da Educação” destaca Ana.

 

Entre as ações promovidas pela SEEDF, estão os programas formativos para educadores com temas como mediação de conflitos, bullying, cyberbullying e comunicação não-violenta. Neste semestre, a Assessoria Especial da Cultura de Paz da SEEDF realiza a oficina “Gestão de Incidentes na Perspectiva da Cultura de Paz” para todas as 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs), reforçando o compromisso com uma educação que prioriza o diálogo, o cuidado e o respeito mútuo.



Source link

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments