terça-feira, abril 22, 2025
spot_img
HomeCidadesCia Flor do Cerrado abre inscrições para oficina de gestão cultural

Cia Flor do Cerrado abre inscrições para oficina de gestão cultural


Cia Flor do Cerrado, há 12 anos, transforma teatro em uma ferramenta de formação e pertencimento para crianças e jovens (Foto: Internet/ Cia Flor do Cerrado)

Você já parou para pensar no que faz um festival de música, uma exposição de arte ou um grupo de teatro saírem do papel e chegarem até o público? Por trás de cada evento cultural bem-sucedido, há um trabalho estratégico que vai muito além da criatividade.

A gestão e o empreendedorismo cultural são a ponte entre a arte e a sustentabilidade, garantindo que projetos não apenas existam, mas prosperem.

Cia Flor do Cerrado

Em Goiás, um exemplo disso é a Cia Flor do Cerrado, que há 12 anos transforma o teatro em uma ferramenta de formação e pertencimento para crianças e jovens.

Recentemente, a companhia conquistou um importante fôlego para suas atividades ao ser contemplada em quatro editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do governo federal, geridos pela Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult).

Com esses recursos, o grupo assegurou a continuidade de suas ações, a circulação de espetáculos e a oferta de formações para profissionais da área.

Oficina de Gestão e Empreendedorismo Cultural

Entre essas iniciativas, a Cia Flor do Cerrado promove a Oficina de Gestão e Empreendedorismo Cultural, nos dias 24 e 28 de fevereiro, das 18 às 21 horas, no SESC Centro Goiânia. A formação será conduzida pelo professor Mestre Juliano Silvestre e é voltada para artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados no setor.

Durante a oficina, os participantes terão uma imersão nos principais conceitos e práticas da gestão cultural, com temas como planejamento estratégico, captação de recursos, elaboração de projetos e modelos de sustentabilidade para iniciativas culturais.

O curso também trará exemplos práticos e estudos de caso, oferecendo um conteúdo dinâmico e aplicável à realidade dos profissionais da área.

“Na oficina de empreendedorismo cultural, o participante terá a oportunidade de conhecer toda a cadeia de produção que envolve a cultura e as artes. Vamos abordar temas como formação de preços culturais, técnicas de escrita de projetos, composição de planilha orçamentária, etapas de uma produção e o papel do gestor frente às organizações culturais”, explica o professor Juliano Silvestre.

Ele reforça que a profissionalização no setor passa por mapear e estruturar os processos de uma companhia, garantindo sua sustentabilidade econômica, cultural e social.

“A Cia Flor do Cerrado antecipa essa profissionalização, buscando sempre estar atenta às movimentações comportamentais da sociedade, inovando em seus espetáculos, fidelizando o seu público e ampliando seu alcance. Essa movimentação fortalece toda a cadeia de produção da cultura e das artes, valorizando profissionais e ampliando a renda e o emprego dessas pessoas, que são trabalhadores como quaisquer outros do país”, destaca.

3;object-fit:cover Cia Flor do Cerrado abre inscrições para oficina de gestão cultural
Formação será conduzida pelo professor Mestre Juliano Silvestre e é voltada para artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados no setor (Foto: Arquivo pessoal)

Hélio Martins, produtor cultural da Cia Flor do Cerrado, reforça a importância das formações promovidas pela companhia.

“As oficinas e formações são uma extensão do nosso compromisso com a arte e a educação. Acreditamos que compartilhar conhecimento é essencial para fortalecer a cena cultural e formar novas gerações de artistas e apreciadores. Oferecemos oficinas de iniciação teatral para crianças, formação para professores da rede municipal e atividades voltadas para diferentes públicos”, afirma.

Segundo ele, esses projetos criam oportunidades para que mais pessoas tenham acesso ao teatro e desenvolvam habilidades artísticas e sociais.

“Além disso, ajudam a renovar a cena cultural local, revelando novos talentos e incentivando a continuidade da arte em nossa região”, completa.

Inscrições

A oficina é gratuita, oferece certificado de participação e é viabilizada pelo Edital de Manutenção de Grupos e Companhias Artísticas Nº 16/2024, da PNAB Estadual, gerida pela Secult Goiás e pelo governo federal.

Para artistas e produtores que buscam ampliar suas possibilidades no setor, essa é uma oportunidade de aprendizado e networking. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/8DdRKieyhEK35FCN8.



Source link

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments