O presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho, recebeu, em visita de cortesia à sede do CFQ, o novo presidente executivo da Associação Brasileira de Química Fina (ABIFINA), Andrey Vilas Boas de Freitas.
Freitas assumiu o posto no começo de fevereiro e manifestou seu interesse em promover uma agenda colaborativa com o Sistema CFQ/CRQs. Algumas ações que já estão no escopo do CFQ, como o combate à pirataria, podem ganhar o engajamento da ABIFINA, de acordo com o novo presidente.
“A gente tem uma preocupação grande com toda uma ação ilícita que tem acontecido já há alguns anos, relacionada a medicamentos, relacionada a defensivos agrícolas, relacionada a insumos farmacêuticos. Do que eu estou falando? Estou falando de ação criminosa que contrabandeia produtos que têm qualidade inferior ao que a gente está acostumado a lidar no Brasil, que adulteram produtos que são produzidos tanto no Brasil quanto no exterior para revender aqui em maior quantidade mas com menor qualidade”, afirmou Freitas.

Ele complementa:
“É uma parceria muito poderosa entre a ABIFINA e o Conselho Federal de Química, em que a gente vai se aproximar também do Conselho Nacional de Combate e Pirataria”.
Oliveira Filho, por sua vez, agradeceu a visita do presidente da ABIFINA e se disse empolgado com a possibilidade de estabelecer parcerias institucionais em várias áreas afins às duas entidades.
“É extremamente importante essa aproximação. Precisamos ter uma visão estratégica, principalmente daqueles produtos que são extremamente necessários a qualquer tipo de desenvolvimento. Cito aí os insumos farmacêuticos, cito os fertilizantes, como o NPK. É algo que deve ser feito de forma bem articulada e integrada para que a gente obtenha os melhores resultados. Vamos colocar em prática”, afirmou o presidente do CFQ.
Participaram da reunião também o presidente do Conselho Regional de Química da 14ª Região (CRQ XIV – Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) e coordenador do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG), Gilson da Costa Mascarenhas, o gerente-executivo do CFQ, Weverton Borges, o chefe de Relações Institucionais e Governamentais, Antonio Lannes, e a Chefe da Assessoria de Comunicação, Jordana Saldanha.